Conecte-se conosco

Geral

PREFEITURA DE MALLET VAI OFERECER CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Publicado

em


Nesta quarta-feira (17), o prefeito Moacir Szinvelski, juntamente com os representantes do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Rafael Ruteski e Agnes Cristo, estiveram reunidos nas dependências do Palácio 21 de Setembro, para discutir assuntos sobre as formalizações da prestação de serviços de capacitação profissional para a nossa população.
Esta reunião contou com a presença de representantes da empresa Sepac, que ouviram e sugestionaram a possibilidade da vinda de cursos que possam ser voltadas para área industrial do município.
Na apresentação dos cursos disponíveis, Rafael explicou que as aulas acontecem em Unidades Móveis de Qualificação Profissional, carretas e contêineres adaptados pelo SENAI, que funcionam como salas de aulas teóricas e práticas, com até 20 alunos cada uma, podendo a demanda aumentar, ampliando para mais turnos, conforme o interesse dos alunos.
De acordo com Valéria Borges, Coordenadora de RH da Sepac, a empresa é uma grande interessada na mão de obra qualificada, tanto para o gênero masculino como para o feminino, garantindo assim a possibilidade de crescimento profissional junto à empresa e no melhorando financeiro junto a qualidade de vida. “Nós como geradores de empregos, necessitamos de pessoas capacitadas, mas notamos que a necessidade de trazer especialização para outras áreas de serviços como panificação, corte costura, mecânica e outros cursos diversificados, possibilitando a população uma maior oferta de trabalho”, comentou Valéria.
O secretário de Indústria e Comércio Jossoel Nicolaico, frisou da grande importância de realizar essa parceria com o Sistema FIEP, onde irá aumentar as chances de emprego ou de renda própria para os interessados.
Para o prefeito Moacir Szinvelski, a importância de capacitar nossos jovens e pessoas interessadas é uma das grandes importâncias para o crescimento do município. “A necessidade de mão de obra qualificada e especializada é grande e temos que ofertar mais cursos para a nossa população, pois é a única maneira de ajudarmos tanto no crescimento de nossas indústrias, bem como melhorar as condições financeiras de nossas famílias malletenses”, destacou Szinvelski em suas palavras.
Estiveram também participando dessa reunião o vice-prefeito de Mallet, Francisco José Makoski e a Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Eulália Sobanski Horn, bem como demais convidados.
Na apresentação dos diversos cursos ofertados, o interesse da Secretaria de Industria e Comércio, foi buscar atender além da necessidade geradora de empregos do nosso município, pois com a capacitação e aprendizagem vai possibilitar os interessados, a serem donos do seu próprio negócio, vindo até gerar emprego à nossa cidade.
Os cursos que estão sendo estudados e serão apreciados pela nossa população são os seguintes:
-Mecânica automotiva avançada;

  • Confecção – Corte e Costura;
  • Soldagem;
  • Manutenção Mecânica Industrial.
    Fique atendo para os próximos dias e opine qual a sua preferência em crescer profissionalmente.
    A sua participação é muito importante para a vinda desses cursos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Local

RESULTADOS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL DO INTERIOR 2022

Publicado

em

Segue os resultados dos jogos do CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL DO INTERIOR 2022, realizados nesta quinta-feira, dia 19 de Maio, no Ginásio Municipal.

Às 19h30min jogaram:

LAJEADO DE BAIXO07X03PALMEIRINHA

Para a equipe LAJEADO DE BAIXO: Fábio Iankowski marcou 04 gols. Rafael Antoniev marcou 02 gols. Rodrigo Sotoski marcou 01 gol.

Para a equipe PALMEIRINHA: Sebastião Ribeiro marcou 02 gols. Reginaldo Sobianski marcou 01 gol.

Às 20h30min jogaram:

COLORADO12X02LIONS

Para a equipe COLORADO: Dalton Sechuk, Anázio Golênia e Tiago Daczkoski marcaram 03 gols cada. Luiz Romário Witchemechen marcou 02 gols. Darci Cichocki marcou um 01 gol.

Para a equipe LIONS:  José Henrique Kriak e Cassiano Zavatski marcaram 01 gol cada.

Continue Lendo

Local

Grupo Krakow arrecada fundos para reforma da “Casa do Povo” em Mallet

Publicado

em

A casa sofreu com o avanço do tempo e precisa ser reformada para se manter em pé | Foto: Arquivo Pessoal

Localizada no distrito de Rio Claro do Sul, a obra já está ocorrendo e o grupo pode a colaboração da população para arrecadação de fundos.

Amanda Borges

Há um mês, a “Casa da Povo”, localizada em Rio Claro do Sul, distrito de Mallet, vem sendo reformada. O espaço se destaca por ser um dos únicos que ainda mantém os traços da arquitetura polonesa no município, proveniente da imigração. Atualmente, o Grupo Folclórico Polonês Krakow, responsável pelo espaço, vem arrecadando fundos para dar continuidade às obras no imóvel.

A iniciativa, que ganhou título de “Volta a Vida na Casa do Povo”, prevê reforma e ampliação do espaço, de acordo com o projeto da obra. Além disso, o local sempre serviu de sede para grupo Krakow, que segue ensaiando na Casa, mesmo com as condições estruturais precárias.

Para custear a obra, o Krakow conta com o apoio do governo Polonês. De acordo com a coordenadora do grupo, Sandra Maria Panek Wander, o Ministério de Relações Exteriores da Polônia, forneceu R$ 174.442,55 em recursos para a realização do restauro. Contudo, o valor irá cobrir apenas cerca de 60% do necessário para conclusão. Por isso, é necessário a contribuição da população, seja com recursos financeiros, produtos, materiais, mão de obra ou participando das atividades para arrecadação de fundos promovidas pelo grupo.

Na foto, a parte externa do projeto da reforma da Casa do Povo | Foto: Divulgação

Como ajudar

No domingo (15), o grupo folclórico irá realizar o evento “Bingão do Milão com Tarde Dançante”, que vai reverter todo o dinheiro arrecadado para a continuação das obras. Além do bingo, estão programadas apresentações artísticas e a venda de pastéis e sonhos.

Ainda, todos os que desejarem colaborar com contribuições financeiras, podem realizar um Pix para a chave do Grupo Krakow, que é o CNPJ: 09.347.771/0001-24. Para quem quiser doar materiais ou colaborar com mão de obra, pode entrar em contato através do telefone (42) 98802-7862, e conversar diretamente com a coordenadora Sandra.

História

Fundada em 1958 pelos colonizadores vindos da Polônia, a Casa do Povo é considerada o único local do distrito Rio Claro do Sul que ainda mantém a estrutura tradicionalmente polonesa.

Antigamente, o local funcionava como um centro cultural, contudo, com as más condições de conservação e preservação do espaço, os eventos pararam de acontecer. Ainda, após a tragédia ocorrida na Boate Kiss, no ano de 2013, no Rio Grande do Sul, o local precisou paralisar completamente as atividades por conta das inadequações do espaço físico as medidas de segurança.

Após a sua interdição, a Casa do Povo sofreu com o avanço do tempo e sua estrutura não teve como resistir completamente. Por isso, o Grupo Folclórico Polonês Krakow passou a se preocupar com o local que, aos poucos, estava cada vez mais degradado. Assim, após uma solicitação feita pelo próprio grupo, a Diocese de União da Vitória doou a Casa do Povo para o grupo, que assumiu a responsabilidade e hoje comanda as reformas.

Fonte: https://www.folhadeirati.com.br/

Continue Lendo

Geral

Vítima de grave acidente em São Mateus do Sul falece e familiares autorizam doação dos órgãos

Publicado

em

O jovem Rosinei Ferraz dos Santos, de 30 anos, que se envolveu em um grave acidente na PR-151, na Água Branca, na última segunda-feira (16), não resistiu e faleceu na tarde desta quinta-feira (19).

A vítima chegou a ser socorrida ao Pronto Atendimento Municipal de São Mateus do Sul pelo Corpo de Bombeiros, e devido a gravidade dos ferimentos, foi encaminhada de helicóptero ao Hospital do Rocio, em Campo Largo.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba e posteriormente será liberado para velório, com previsão de chegada para 20h desta sexta-feira (20), e será velado no pavilhão da igreja do Taquaral do Bugre. Sepultamento sábado (21), em horário a ser definido, no cemitério da Colônia Taquaral.

Familiares autorizam doação dos órgãos

A família de Rosinei Ferraz dos Santos, de 30 anos, que faleceu na quinta-feira (19), após um grave acidente na Água Branca, liberou a doação dos órgãos do rapaz após a confirmação da morte cerebral.

Segundo a família, esse gesto permitirá que Rosinei salve outras vidas que estão na fila para transplantes.

“Estamos aqui neste mundo pra servir uns aos outros”, diz o irmão José Valmir dos Santos.

Serão doados, de acordo com o irmão, o coração, fígado, pulmões, rins e outros órgãos.

O velório de Rosinei será nesta sexta-feira, 20 de maio, no pavilhão da igreja do Taquaral do Bugre. Sepultamento com horário a ser definido por familiares.

Doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam. É fundamental que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Doar órgãos é doar vida.

Studio W lamenta o falecimento do jovem e deseja força aos familiares.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas