Nesta quarta-feira (17), o prefeito Moacir Szinvelski, juntamente com os representantes do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Rafael Ruteski e Agnes Cristo, estiveram reunidos nas dependências do Palácio 21 de Setembro, para discutir assuntos sobre as formalizações da prestação de serviços de capacitação profissional para a nossa população.
Esta reunião contou com a presença de representantes da empresa Sepac, que ouviram e sugestionaram a possibilidade da vinda de cursos que possam ser voltadas para área industrial do município.
Na apresentação dos cursos disponíveis, Rafael explicou que as aulas acontecem em Unidades Móveis de Qualificação Profissional, carretas e contêineres adaptados pelo SENAI, que funcionam como salas de aulas teóricas e práticas, com até 20 alunos cada uma, podendo a demanda aumentar, ampliando para mais turnos, conforme o interesse dos alunos.
De acordo com Valéria Borges, Coordenadora de RH da Sepac, a empresa é uma grande interessada na mão de obra qualificada, tanto para o gênero masculino como para o feminino, garantindo assim a possibilidade de crescimento profissional junto à empresa e no melhorando financeiro junto a qualidade de vida. “Nós como geradores de empregos, necessitamos de pessoas capacitadas, mas notamos que a necessidade de trazer especialização para outras áreas de serviços como panificação, corte costura, mecânica e outros cursos diversificados, possibilitando a população uma maior oferta de trabalho”, comentou Valéria.
O secretário de Indústria e Comércio Jossoel Nicolaico, frisou da grande importância de realizar essa parceria com o Sistema FIEP, onde irá aumentar as chances de emprego ou de renda própria para os interessados.
Para o prefeito Moacir Szinvelski, a importância de capacitar nossos jovens e pessoas interessadas é uma das grandes importâncias para o crescimento do município. “A necessidade de mão de obra qualificada e especializada é grande e temos que ofertar mais cursos para a nossa população, pois é a única maneira de ajudarmos tanto no crescimento de nossas indústrias, bem como melhorar as condições financeiras de nossas famílias malletenses”, destacou Szinvelski em suas palavras.
Estiveram também participando dessa reunião o vice-prefeito de Mallet, Francisco José Makoski e a Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Eulália Sobanski Horn, bem como demais convidados.
Na apresentação dos diversos cursos ofertados, o interesse da Secretaria de Industria e Comércio, foi buscar atender além da necessidade geradora de empregos do nosso município, pois com a capacitação e aprendizagem vai possibilitar os interessados, a serem donos do seu próprio negócio, vindo até gerar emprego à nossa cidade.
Os cursos que estão sendo estudados e serão apreciados pela nossa população são os seguintes:
-Mecânica automotiva avançada;
- Confecção – Corte e Costura;
- Soldagem;
- Manutenção Mecânica Industrial.
Fique atendo para os próximos dias e opine qual a sua preferência em crescer profissionalmente.
A sua participação é muito importante para a vinda desses cursos.