O Governo do Estado inicia nesta segunda-feira, 22 de março, a distribuição de mais imunizantes para as 22 Regionais de Saúde.
O Paraná adotará a nova determinação do Ministério da Saúde e não reservará as vacinas recebidas neste sábado (20) para a segunda dose. O objetivo é ampliar o número de vacinados dentro do grupo prioritário. Os imunizantes serão distribuídos aos municípios, que seguirão suas estratégias de vacinação da população.
A 4ª Regional de Saúde, que tem sede em Irati e engloba nove municípios, vai receber 4.760 doses, que estão divididas para grupos de idosos entre 70 e 74 e 75 a 79 anos de idade. A nova remessa não contempla trabalhadores do setor de saúde.
NOVO LOTE
O Governo do Estado recebeu mais 240.450 doses de vacinas contra o coronavírus. São 234.200 doses da Coronavac, produzida pela Sinovac e Instituto Butantan, e 6.250 do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford/AstraZeneca, parte do primeiro lote fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O secretário de Saúde, Beto Preto, disse que o trabalho em conjunto entre o Estado e os municípios deve ser o ponto forte para a efetivação da vacinação contra a Covid-19.
“É necessário otimizar a vacinação. Dependemos que as equipes municipais de saúde sigam com o trabalho da ponta, e assim conseguiremos efetivar a nossa vacinação e avançar aos outros grupos logo que tenhamos mais doses das vacinas”, afirmou.
A expectativa do Paraná é de chegar à marca de 4 milhões de pessoas vacinadas até maio de 2021, seguindo as diretrizes de grupos prioritários previstas no Plano Estadual de Vacinação.