Conecte-se conosco

Saúde

COVID–19: Acompanhe o Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Mallet (09 DE ABRIL)

Publicado

em

Saúde

Secretaria da Saúde confirma mais três óbitos e 4.812 novos casos de dengue no Paraná

Publicado

em

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou nesta terça-feira (06) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 4.812 casos da doença e três óbitos. Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam agora 173.975 notificações, 53.416 diagnósticos confirmados e 43 óbitos em decorrência da doença no Estado.

Os três novos óbitos ocorreram entre março e abril, sendo duas mulheres e um homem com idades entre 69 e 80 anos. Os pacientes residiam em Maringá (Noroeste), Jataizinho (Norte) e Curiúva (Norte Pioneiro).

Ao todo, 396 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 356 possuem casos confirmados.

As Regionais de Saúde com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são as de Londrina (12.866), de Paranavaí (10.226), Maringá (6.805), Jacarezinho (3.596) e de Umuarama (3.380).

OUTRAS ARBOVIROSES – A publicação inclui ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 2.686 casos de Chikungunya, num total de 6.277 notificações da doença no Estado. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registradas 57 notificações sem nenhum caso confirmado.

Confira o Informe Semanal completo AQUI

Mais informações sobre os dados da dengue estão neste LINK.

Continue Lendo

Saúde

Boletim confirma 5.767 novos casos de dengue e mais dois óbitos no Paraná

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou nesta quarta-feira (23) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 5.767 casos da doença e dois óbitos. Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 147.531 notificações, 42.802 diagnósticos confirmados e 33 óbitos em decorrência da dengue no Estado.

Ao todo, 395 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 352 possuem casos confirmados. Os dois novos óbitos são de Apucarana (uma mulher de 65 anos sem comorbidades) e de Toledo (um homem de 75 anos com comorbidades). As mortes ocorreram em março e abril, respectivamente.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (9.974); 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (9.127); 15ª RS Maringá (5.188); 12ª RS de Umuarama (2.997) e 19ª RS Jacarezinho (2.773).

OUTRAS ARBOVIROSES – A publicação inclui ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 2.139 casos de Chikungunya, num total de 5.229 notificações da doença no Estado. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registradas 43 notificações e nenhum caso foi confirmado.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre os dados da dengue estão neste LINK.

Continue Lendo

Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa em Mallet com foco em grupos prioritários

Publicado

em

Teve início no dia 7 de abril, em Mallet, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A ação tem como principal objetivo reduzir complicações, internações e óbitos provocados pelo vírus influenza, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

A vacinação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, e neste primeiro momento, está voltada aos chamados grupos prioritários, definidos com base em critérios de maior risco para agravamento da doença.

  • Confira quem pode se vacinar nesta etapa:
  • – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • – Idosos com 60 anos ou mais
  • – Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
  • – Povos indígenas e quilombolas
  • – Trabalhadores da saúde, da educação, dos Correios, do transporte, entre outros
  • – Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente
  • – População em situação de rua ou privada de liberdade

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que os integrantes desses grupos procurem a UBS mais próxima, munidos de documentos como a carteira de vacinação, CPF e o Cartão do SUS. Também é importante ficar atento ao cronograma divulgado pelas unidades, que organiza os atendimentos conforme o público-alvo.

A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir casos graves da doença e aliviar a sobrecarga nos serviços de saúde, especialmente durante os meses mais frios do ano, quando a circulação do vírus tende a aumentar.

Mais informações e a lista completa dos grupos prioritários estão disponíveis nas Unidades de Saúde do município.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas