A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um vereador de São Mateus do Sul nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, suspeito pelo crime de corte ilegal de madeira.
Segundo a PRF, eles receberam a denúncia de que dois caminhões, um trator e algumas pessoas com motosserras haviam invadido a propriedade rural em que produz e estavam derrubando pinheiros (araucária), na localidade de Cambará do Sul.
A PRF com o apoio da Polícia Militar de São Mateus do Sul foram até o local para verificar a procedência da denúncia aonde apreendeu a carga.
De acordo com o Portal RDX, no boletim de ocorrências o vereador responderá pelo crime do Artigo 45, da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98, sobre cortar ou transformar em carvão, madeira de lei; cortar ou transformar em carvão madeira de lei, assim classificada por ato do Poder Público, para fins industriais, energéticos ou para qualquer outra exploração, econômica ou não, em desacordo com as determinações legais.
O vereador estava com dois caminhões de sua propriedade, um carregado com toras de madeira cortadas no local e o outro vazio, que já teria levado uma carga também de toras de araucária. Ele foi encaminhado até a delegacia de São Mateus do Sul para providência legais.