Um homem compareceu ao Pelotão da Polícia Militar de Paulo Frontin, após ter sua conta no Instagram hackeada e ser vítima de estelionato durante a noite dessa quarta-feira (7).
De acordo com a vítima, o golpista teria enviado mensagens aos contatos próximos pedindo dinheiro emprestado. Logo em seguida, o autor teria entrado com com o mesmo, exigindo a quantia de R$ 500,00 via pix, para devolver o acesso ao aplicativo.
Após negar a proposta, ele conseguiu excluir sua conta no Instagram e confeccionou um boletim de ocorrência.
Invasão de conta no Instagram é crime
A invasão de perfis no Instagram esteve entre os crimes cibernéticos de maior incidência em 2022, segundo levantamento da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público de Minas Gerais (Coeciber).
A estratégia mais comum para hackear esses perfis é o “phishing” ou engenharia social. Os criminosos enviam uma mensagem para o Instagram, Whatsapp ou email da vítima com ofertas ou prêmios. Quando o usuário clica no link da mensagem, um programa malicioso fornece ao hacker acesso aos dados da vítima. Esses criminosos também podem pedir os dados à própria vítima alegando ser um funcionário da plataforma, por exemplo.
Com os dados obtidos ou fornecidos, os criminosos têm acesso ao perfil e podem mudar a senha e os dados de verificação.
A partir daí, o golpista se passa pela vítima para enganar seus seguidores. É comum divulgarem falsas ofertas, fazerem negócios com os seguidores pelo ‘direct’ e pedirem pagamento por Pix.
Meu Instagram foi hackeado, e agora?
“A primeira medida é registrar um boletim de ocorrência”, indica o promotor Mauro Ellovitch. Segundo ele, essa etapa é importante “para a vítima se prevenir do uso indevido do nome dela ou que cometam algum crime em seu nome”. Ao boletim, ele recomenda anexar capturas de tela do perfil hackeado e outras informações úteis que comprovem que a vítima não tem acesso à conta. É importante que a pessoa faça o procedimento do Instagram e comunique parentes e pessoas próximas sobre o hackeamento da conta, explica o promotor.
O procedimento da plataforma envolve a criação de uma nova senha e permite que a vítima recupere o seu acesso. Ellovitch lembra que também é importante avisar outros usuários caso perceba alguma atividade suspeita no perfil deles. “Cada dia de atraso para tomar uma providência é um risco maior da consumação de novos crimes”, destaca.
Como se prevenir
Não clique em links de ofertas ou prêmios recebidos pelo Instagram, Whatsapp, SMS ou por e-mail;
Não forneça dados pessoais em conversas por redes sociais;
Ative a verificação em duas etapas em sua conta no Instagram;
Não deixe o número de telefone vinculado ao aplicativo Instagram;
Desconfie de ofertas muito baratas em contas pessoais no Instagram;
Não faça pagamentos via depósito ou Pix para terceiros sem confirmar antes a sua autenticidade.
A equipe da Polícia Militar de São Mateus do Sul estava em patrulhamento no bairro Vila Nova por volta das 09h30min dessa sexta-feira (23), momento que abordou um homem suspeito, que ao perceber a presença policial tentou apressar o passo, como também ser indicado em denúncia prévia de tráfico de drogas.
Embora nada ilícito tenha sido encontrado na busca pessoal, o abordado admitiu a posse de entorpecentes e indicou os locais onde a droga estava armazenada, em duas residências no mesmo terreno.
Após buscas, foram apreendidos cerca de 1,48 quilo de substância análoga à maconha, além de uma balança de precisão e dinheiro em espécie. O suspeito confessou que a droga era destinada à venda.
Diante dos fatos, o mesmo foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
A equipe da Polícia Militar de General Carneiro realizou patrulhamentos pelo bairro Santa Lídia após denúncia anônima sobre possível tráfico de drogas nas proximidades de uma escola.
Os policiais realizaram diligências e abordou um veículo suspeito por volta das 05h50min da madrugada dessa sexta-feira (23).
Durante a revista veicular, foi apreendida pouco mais de 1 quilo de substância análoga à maconha.
Diante dos fatos, um casal foi presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhados à delegacia para as providências cabíveis.
Uma criança que estava no veículo ficou sob responsabilidade do Conselho Tutelar.
As equipes da ROTAM e do RPA estavam em patrulhamento ostensivo na BR-476, em Paula Freitas, momento que apreenderam grande quantidade de drogas e prenderam um homem adulto por tráfico de entorpecentes.
A abordagem ocorreu após uma motocicleta realizar manobras perigosas na rodovia por volta das 03h30min desse sábado (24).
Durante a fiscalização, foram encontrados aproximadamente 6,2 kg de cocaína e 1 kg de crack, além da apreensão da motocicleta utilizada para o transporte da droga.
O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com os materiais apreendidos, à Delegacia de Polícia de União da Vitória, onde permaneceu à disposição da Justiça.