Uma mulher compareceu ao Pelotão da Polícia Militar de Antônio Olinto nessa segunda-feira, 06 de março, informando ser vítima de estelionato durante um leilão.
De acordo com a vítima, na sexta-feira, 03 de março, por volta das 16:00 horas negociou a compra de um veículo de leilão, via WhatsApp, efetuando transferência do tipo TED, de certo valor em nome de um homem. A vítima ficou de retirar a veículo em Curitiba.
A mulher relata que a forma de pagamento na compra de veículo de leilão não ocorre pessoalmente e o site anunciante realmente existe, por este motivo não imaginou que estaria sendo vítima de um golpe.
Diante da situação a equipe policial orientou a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.
CUIDADOS NA COMPRA DO VEÍCULO
Desconfie de preços muito baratos. Use a tabela Fipe como referência de mercado.
Evite negociar com intermediários.
Verifique a reputação do vendedor junto ao site ou Delegacia Civil. No caso de loja, é possível verificar o CNPJ na Receita Federal ou reclamações junto ao Procon.
Verifique os dados do veículo junto ao Detran, se os documentos Renavan e IPVA estão em dia, quem é o proprietário, se há multas ou registro de roubo.
Confira se os dados para pagamento de fato pertencem ao proprietário do veículo. E não realize transações sem ver o carro pessoalmente.
Não aceite o documento de transferência em branco. O DUT precisa conter a assinatura do comprador e do vendedor com registro em cartório.
Não tome decisões com pressa e desconfie se o vendedor tiver pressa.