Regional

SANTA CASA DE IRATI PARALISARÁ ATENDIMENTOS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (18)

Publicado

em

Paralisação terá início nesta terça-feira, 18, a partir das 10 horas, com um movimento de colaboradores e da população em frente à Santa Casa. Hospital vem enfrentando sérias dificuldades financeiras.

A Santa Casa de Irati paralisará atendimentos a partir desta terça-feira, 18, a partir das 10 horas. A paralisação terá início com um movimento de colaboradores do Hospital e da população iratiense. 

Atendimentos de cirurgias eletivas, consultas ambulatoriais, maternidade e outros que não sejam casos de urgência e emergência não serão oferecidos à população. Já as situações emergenciais continuarão sendo atendidas normalmente. A decisão pela paralisação aconteceu após uma reunião entre membros da irmandade, da provedoria, da administração e do Conselho Deliberativo, realizada na última quarta-feira (12).

Em vídeo publicado nas redes sociais na última sexta-feira, 14 de Abril, o provedor, Ladislao Obrzut Neto, justificou que a Santa Casa de Irati está enfrentando problemas financeiros porque o Sistema Único de Saúde (SUS) não reajusta sua tabela há mais de 10 anos.

“A Santa Casa de Irati está como descompasso financeiro devido à falta de reajustes do SUS nos últimos 10 anos. Neste período, o salário mínimo teve mais de 1500% de aumento, o gás de cozinha subiu 2450% e a Santa Casa não teve reajuste”, frisou.

Desde 1994, os procedimentos pagos pelo SUS tiveram apenas 93% de aumento. Este descompasso, segundo Ladislao, caracteriza a dificuldade de manter o pagamento de obrigações da Santa Casa.

“Tivemos que pagar, no mês passado, metade dos salários dos nossos colaboradores e dos honorários dos médicos. Não pagamos alguns fornecedores e ontem (quinta-feira,13), tivemos que ter alguma forma de pagar porque estávamos sendo protestados pela falta de pagamento. Este descompasso financeiro, esta falta de recursos do nosso principal cliente, que é o SUS, com todos estes anos sem reajuste, fica muito difícil. Infelizmente, é uma questão de fluxo de caixa. Todos os compromissos que temos pendentes estão agendados e programados para pagamento, mas infelizmente falta fluxo de caixa”, lamentou.

Nesta segunda-feira, 17 de Abril, o provedor Ladislao e o diretor administrativo Sidnei João Barankievicz, estão em Curitiba para conversar com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Ademar Traiano, com o vice-presidente Alexandre Curi, e com o secretário de saúde Beto Preto, para que a Santa Casa volte a funcionar normalmente. Ladislao solicita o apoio da população à Santa Casa de Irati.

“Precisamos de vocês da comunidade para estarem do nosso lado. No dia 18, faremos uma paralisação por tempo ainda não definido. O atendimento pelo SUS será suspenso. Estaremos atendendo casos de mais emergência ou risco grave de morte pelo SUS. Pedimos que a comunidade de Irati nos ajude a influenciar os prefeitos e políticos de toda a região que colaborem com a Santa Casa”, frisou.

Desde 2013, a diretoria da Santa Casa vem tentando conversar com prefeitos da região, com o governo do estado e deputados para tentar viabilizar uma solução para os problemas da Santa Casa, mas até agora não obteve nenhum resultado, segundo Ladislao.

“Agora, chegou o momento em que, infelizmente, não conseguimos mais ir para a frente, precisamos realmente do apoio de todos para que saiamos desta situação bem conflitante e temerosa. Estamos bem tristes porque conseguimos manter a Santa Casa com um padrão de qualidade e excelência. Podemos nos considerar top de linha, mas não temos recursos para mantê-la funcionando”, finalizou.

Clique para comentar

As mais Lidas

Sair da versão mobile