As equipes da PM, RPA e Rotam foram cientificadas pela agência local de inteligência do 27º Batalhão que um veículo Toyota Corolla, estaria se deslocando pela PR 364 sentido São Mateus do Sul, havendo indícios de transporte de ilícitos por volta das 20:00 horas dessa quarta-feira (24).
Dado início as diligências de patrulhamento quando nas proximidades da empresa Paraná Xisto o referido veículo foi avistado. Os policiais fizeram uso de sinais luminosos e sonoros para iniciar a abordagem, no interior do carro se faziam presentes um casal e uma menor de idade.
Após revista pessoal o casal foi questionado quanto a possibilidade de ilícitos, prontamente indicaram que os produtos ali existentes não foram declarados, e estavam fora da cota permitida, tendo aproximadamente R$ 15 mil em produtos.
Em revista veicular foram encontrados eletrônicos, bebidas alcoólicas e outros objetos, caracterizando assim o crime de descaminho. O casal, juntamente com o veículo e produtos foram encaminhados para a delegacia para providências.
Por tratar-se de um crime da esfera federal, a orientação se deu para identificação dos autores, liberação destes e condução da carga e veículo até a Receita Federal na cidade de Ponta Grossa.