O ministro da Educação, Camilo Santana, homologou nesta quarta-feira um parecer com novas diretrizes para a educação de crianças com autismo. O texto deverá ser usado como referência nas redes de ensino públicas e privadas.
O parecer possui caráter consultivo, mas tem peso entre os sistemas de educação, e defende a formulação de um estudo de caso para cada estudante com autismo. Esse documento é um diagnóstico que vai descrever se o aluno está adaptado à escola, como é a relação dele com colegas, professores e a família. O parecer inclusive define as perguntas que devem ser respondidas nele como se “o aluno gosta da escola?” e “tem amigos”.
Esse estudo de caso vai ser a base para a formulação de um Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e um Plano Educação Individualizado (PEI). Esses dois documentos já existem em sistemas educacionais fora do Brasil, mas são novidades no país.
De acordo com o parecer, o PAEE é um documento obrigatório que deve ser continuamente atualizado e conter: “1) registro do estudo de caso; 2) definição de materiais e recursos para eliminar ou minimizar as barreiras no contexto educacional; 3) avaliação da necessidade e disponibilização de recursos de tecnologia assistiva e comunicação aumentativa e alternativa; 4) avaliação da necessidade de oferta de profissionais de apoio escolar, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e guias-intérpretes; 5) demandas para a rede de proteção social e articulação intersetorial.”
Esse estudo de caso vai ser a base para a formulação de um Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e um Plano Educação Individualizado (PEI). Esses dois documentos já existem em sistemas educacionais fora do Brasil, mas são novidades no país.
Já o PEI, segundo parecer, precisa ter ” 1) um plano de acessibilização curricular, considerando as atividades desenvolvidas na sala de recursos multifuncionais e a articulação com o professor regente e demais profissionais da unidade escolar, nos diferentes espaços; 2) medidas individualizadas de acesso ao currículo para os estudantes autistas”.
Após uma série de mudanças, o texto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) na semana passada. Ele já havia sido aprovado pelo CNE em abril, no entanto, gerou enorme cisão entre defensores e críticos. Sem a homologação, os conselheiros costuraram um acordo com o MEC para que o texto voltasse a ser discutido. A nova versão reduziu o parecer de 69 páginas para 22. Entre as principais mudanças, estão a retirada da criação de acompanhantes especializados.
Uma viatura da Polícia Militar, modelo Renault/Duster, saiu da pista e capotou no KM 515 da PR-170, na linha Santa Catarina, em Bituruna por volta das 18:15 horas desta segunda-feira (11).
Apesar do susto, o policial que estava sozinho, não sofreu ferimentos. Populares que passaram pelo local ajudaram o policial.
Um grave acidente nesta segunda-feira, 11 de novembro, envolveu duas motos e um carro no cruzamento das Avenidas Coronel Amazonas e Wilkys Amazonas Correia, no bairro Nossa Senhora da Salete em União da Vitória.
O cruzamento é perigoso, moradores próximos ao local, relatam que as colisões tem se tornado frequentes. O acidente foi registrado por uma câmera de segurança às 18h06, mostrando o momento exato da colisão.
Segundo informações recebidas pela reportagem, o jovem motociclista de 21 anos sofreu múltiplas fraturas, inclusive ferimentos mais severos no rosto, braços e pernas, além de uma costela quebrada. Ele permanece hospitalizado sem previsão de alta.
O condutor da outra moto, um homem de 46 anos teve ferimentos moderados e também foi encaminahdo ao hospital pelo Corpo de Bombeiros.