Neste ano de 2023, no dia 07 de Agosto, a Lei Maria da Penha completa seus 17 anos de existência, uma importante vitória para as mulheres brasileiras. Mesmo com essa conquista, infelizmente os casos de Violência contra a Mulher no Brasil, tem uma das mais altas taxas de feminicídio do mundo, ocupando o 5º lugar no ranking mundial.
Esta é uma realidade que não ocorre somente nos grandes centros, vemos por meio de nossas publicações, da Studio W, o grande número de casos onde mulheres são vítimas de agressões por parte de seus parceiros.
Entretanto, ao mesmo tempo que nos deparamos com notícias como esta, recebemos e divulgamos matérias que frisam as consequências do descumprimento de medidas protetivas oferecidas às vítimas.
Os agressores, em sua grande maioria homens, tendem a achar que as Medidas Protetivas não tem valor, porém quando se deparam com uma mulher disposta a sair desta situação, são obrigados a vivenciar na pele aquele famoso ditado popular: “Ver o sol nascer quadrado”.
É dessa forma que o sistema de segurança e justiça vem atuando na cidade de Mallet. Com competência e agilidade, mulheres que se sentem ameaçadas por seus companheiros são acolhidas e ouvidas pela nossa Delegacia e logo que confeccionado o Boletim de Ocorrência, os dados são enviados ao Poder Judiciário da cidade, que em menos de 24 horas pode estar concedendo a Medida Protetiva.
Visando buscar uma melhor visibilidade para o tema a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, por meio de seus equipamentos CRAS e CREAS, com apoio do Conselho da Comunidade da comarca de Mallet, realizarão um Evento no dia 09 de agosto que contará com uma roda de conversa, onde estarão presentes órgãos da Rede de Proteção, com presença da delegada de polícia, Dra. Natália, Dr. Eduardo, o promotor do Ministério Público; Dr. Ítalo, o Juíz de Direito da comarca de Mallet, a Assistente Social Amanda Fernandes, profissional da saúde; e Thays Brito, acadêmica da UNICENTRO Irati.
Serão discutidos assuntos referente ao Tema: Combate a Violência Contra a Mulher na cidade de Mallet e região.
Dessa forma, Todos estão convidados a participarem deste dia tão importante!