A reportagem da RDX recebeu a confirmação da família de que o corpo encontrado em avançado estado de decomposição no Rio Iguaçu é de Janete Gonçalves Padilha, de 46 anos.
Essa é uma resposta para a família que há 6 meses estava em busca de informações sobre o paradeiro da são-mateuense. O corpo foi encontrado na quarta-feira (27), durante buscas aquáticas e encaminhado para autópsia para identificação.
O corpo será sepultado no domingo (1º), no cemitério da Colônia Taquaral.
RELEMBRE O CASO
Janete estaria com o companheiro Leomar de Paula Amarante na noite do desaparecimento. O carro usado pelo casal foi encontrado submerso no Rio Iguaçu na manhã do dia 29 de março. A retirada do veículo aconteceu com o apoio dos mergulhadores dos Bombeiros, em que foi identificado que não havia nenhum corpo dentro do veículo. Na mesma data, no início da tarde, o corpo de Leomar foi encontrado sem vida na região da Vila Amaral.
“Ficamos 6 meses ouvindo difamações e calúnias contra a Janete”, diz família em carta
No fim de semana, Polícia Civil e familiares confirmaram que o corpo encontrado em avançado estado de decomposição no Rio Iguaçu era de Janete Gonçalves Padilha, de 46 anos. A confirmação do Instituto Médico Legal (IML) aos familiares e Polícia Civil aconteceu através de exame dos arcos dentais. O corpo foi sepultado domingo (1º), no Cemitério da Colônia Taquaral.
Janete estava desaparecida há 6 meses, e somente durante as buscas por duas crianças que se afogaram no Rio Iguaçu, no dia 27 de setembro os restos mortais de Janete foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul. Janete estaria com o companheiro Leomar de Paula Amarante na noite do desaparecimento. O carro usado pelo casal foi encontrado submerso no Rio Iguaçu na manhã do dia 29 de março. A retirada do veículo aconteceu com o apoio dos mergulhadores dos Bombeiros, em que foi identificado que não havia nenhum corpo dentro do veículo. Na mesma data, no início da tarde, o corpo de Leomar foi encontrado nas águas do Iguaçu na região da Vila Amaral.
A reportagem da RDX recebeu uma carta de familiares de Janete, que desabafaram sobre os meses de angústia sem informações do paradeiro da moradora.
“Queremos fazer um desabafo, primeiro agradecer os Bombeiros que a encontraram e aos jovens que morreram que se não fosse por essa tragédia jamais iríamos saber do paradeiro da nossa irmã, pois há 6 meses suspenderam as buscas e deixaram de procurar, não sabemos o porquê… Semana passada esses guerreiros na busca pelas crianças encontraram ela, mas ficamos 6 meses ouvindo difamações e calúnias contra a Janete, comentários maldosos, coisas horríveis…
Pessoas afirmando que ela estava viva e agora que acharam o corpo, queremos ver esses faladores… Nossa irmã era um ser humano bom, uma pessoa boa que não fazia mal a ninguém, só sabia trabalhar e cuidar da família e infelizmente isso aconteceu.
Agora queremos pedir aqui o que toda nossa família espera e também imagino que a do marido dela também: queremos saber da Polícia o que de fato aconteceu com eles… Queremos respostas, já ficamos 6 meses sofrendo pela espera de encontrar ela e só foi enterrado os restos mortais da Janete, muito triste pois agora queremos saber o que aconteceu… Que não fique assim por mais muito tempo ou no esquecimento sem sabermos o que aconteceu”, disse a família.
O que diz a Polícia Civil
No fim de semana a RDX conversou com o delegado Sérgio Luiz Alves, de São Mateus do Sul, questionando se havia a possibilidade de uma terceira pessoa envolvida na morte do casal. Segundo ele, não existe um único indício que permita “elocubrar” sobre a possibilidade de mais alguém envolvido no fato, mas sim, um motivo ainda desconhecido que levou Leomar lançar o carro no Rio Iguaçu, causando a morte de ambos.
Infelizmente, uma das vítimas do grave acidente do tipo engavetamento ocorrido na BR-476 em União da Vitória, não resistiu e veio a óbito. A vítima fatal foi identificada como Mickaela F. Silva Matos, de 27 anos de idade.
Ela estava com seu pai e sua madrasta em um veículo GM Prisma branco com placas de Andirá/PR, que foi esmagado neste engavetamento, sendo que o casal foi socorrido por duas ambulâncias que passavam pelo local, uma destas, da cidade de Paula Freitas, eles sofreram ferimentos moderados, mas estavam conscientes e orientados e levados para o Hospital São Camilo.
Já a jovem Mickaela, ficou presa nas ferragens, teve ferimentos graves, sendo socorrida por bombeiros e equipe do SAMU e encaminhada ao Hospital São Camilo, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
O acidente ocorreu por volta das 14h15min desta quinta-feira (22), quando segundo informações, o tráfego estava lento na rodovia devido a obras na região da Capimar, sendo que desta colisão foram quatro veículos envolvidos: uma Fiat Strada, uma Ford EcoSport, o Prisma e um caminhão VW e nenhuma vítima ficou ferida dos demais veículos a ponto de ter que ficar hospitalizada, exceto claro, as vítimas do Prisma.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para a coleta de dados e confecção do boletim de ocorrência.
A paranaense Isis Rafaelly Valentim tem 7 anos de idade e escuta as músicas sertanejas de Gusttavo Lima desde que estava na barriga da mãe, Aline Rossa Valentim. A família é de Rio Azul, cidade de 14 mil habitantes da região central do estado, e é “fã de carteirinha” do cantor – que realizou um sonho da criança e a presenteou com um cavalo do próprio haras.
Em novembro de 2025, Isis escreveu uma cartinha pedindo um cavalo de presente ao artista. Ela foi entregue durante um show em Ponta Grossa, quando a menina subiu ao palco e reforçou o pedido, dizendo que “não precisava ser dos caros”.
Na oportunidade, Gusttavo Lima prometeu presenteá-la com um filhote de cavalo e a entrega foi feita nesta segunda-feira (19) na sede do haras do “Embaixador”, que fica em Bela Vista de Goiás (GO).
Tanto a promessa, quanto o cumprimento dela foram registradas em vídeo.
“Uma promessa pode mudar destinos! Isis, de apenas 7 anos, sonhou alto no show em Ponta Grossa (PR) e teve seu pedido atendido por Gusttavo Lima. A pequena e sua família deslocaram-se do Sul até Goiás para uma experiência singular: receber de presente uma potra, a nossa querida ‘Dominic’, com pouco mais de 1 ano de vida. A visita ainda contemplou um tour pelo nosso Haras Embaixador, onde puderam conhecer nossa linhagem de campeões bem de pertinho. Agora, a beleza única de Dominic e sua personalidade dócil e encantadora farão parte da história da Ísis”, publicou o haras.
Ao g1, a mãe da menina contou que o presente foi um sonho realizado para a criança. Isis vinha pedindo um cavalo aos pais há meses e decidiu fazer o pedido ao cantor após o pai falar que se ela ganhasse o animal de presente, poderia cuidar dele.
“A gente falou que daria quando ela fosse um pouco maior, mas que se ela ganhasse ajudaríamos a cuidar. Primeiro ela foi pedir ao avô, mas falamos para ele negar… Porém, quando estávamos no hotel antes do show, ela perguntou se poderia escrever uma carta pedindo ao Gusttavo. Falamos que sim, sem imaginar que daria certo – mas quando deu, ficamos muito felizes!”.
A família não trabalha com agronegócio – a mãe é farmacêutica e o pai trabalha com construção civil -, mas tem parentes que possuem animais de fazenda e uma chácara para lazer.
No entanto, a “Dominic” vai ficar em uma chácara de um familiar que fica nos fundos da casa de Isis, de onde ela vai poder ver o cavalo pela janela.
Com informaçõs G1 Campos Gerais e Sul
ReproduçãoCriança escreveu cartinha para o cantor — Foto: Arquivo pessoal
Um policial militar foi encontrado morto no interior de um veículo em União da Vitória na noite desta quarta-feira (21).
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 19h07min para uma ocorrência envolvendo ferimento por arma de fogo na Rua Suzana O. Schiel, região do Morro do Cristo.
Ao chegarem ao local, os socorristas encontraram um homem de 37 anos já sem vida, dentro de um automóvel VW Variant de cor bege. Após a constatação do óbito, os bombeiros realizaram os procedimentos necessários e comunicaram os demais órgãos competentes.
A Polícia Militar esteve no local e realizou o isolamento da área para preservar a cena. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para o recolhimento do corpo. As circunstâncias do ocorrido serão apuradas pelas autoridades responsáveis.
Posteriormente, foi confirmado que a vítima era o Cabo PM Wagner Wilson Kopycki, que atuava no município de Matos Costa, em Santa Catarina. Em nota oficial, a Polícia Militar de Porto União lamentou profundamente o falecimento do militar.
⸻
Nota da Polícia Militar de Porto União
A PMSC divulgou uma nota expressando pesar e solidariedade à família e aos colegas de farda. No texto, ressaltou o legado de “dedicação, profissionalismo e compromisso com a segurança da sociedade catarinense” deixado pelo cabo.
O velório terá início às 06h, na Capela Mortuária Santa Bárbara, em União da Vitória. O sepultamento está previsto para às 17h, no Cemitério Jardim União da Saudade, em Porto União (SC).
A comunidade e os militares da região manifestaram solidariedade e pesar pelo ocorrido