Por meio da metodologia do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, alunos de Mallet, no interior do Paraná, decidiram ir além dos muros da escola.
Uma comitiva do Sicredi viajou para a Polônia, onde visitou uma escola localizada em Lublin, que, devido à sua proximidade com a Ucrânia, cerca de 150 quilômetros de distância, tornou-se um refúgio para muitas crianças durante a guerra. Na visita, os estudantes receberam um presente emocionante: 104 cartas escritas por crianças brasileiras descendentes de poloneses e que vivem em Mallet, município paranaense conhecido pela forte influência da colonização polonesa.
O presente foi fruto do “Projeto Memórias”, que fortaleceu as tradições polonesas existentes em Mallet (PR). A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Nossa Senhora De Monte Claro, onde o Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, tem promovido uma forma inovadora e colaborativa de ensinar e aprender.
Na escola parceira do PUFV, a vivência da metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, por meio das “expedições investigativas”, que funcionam como o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos. Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação, e os estudantes se deslocam para a comunidade com o propósito de observar, experimentar e descobrir o ambiente à sua volta. Após a expedição, os alunos definem democraticamente o projeto que desejam realizar, escolhendo o tema sobre o qual querem aprofundar seus conhecimentos.
“Por meio da metodologia do PUFV, os alunos de Mallet ousaram ir além dos muros da escola e, com o Projeto Memórias, buscaram criar uma verdadeira conexão com as crianças que vivem na Polônia, uma cultura tão presente aos descendentes brasileiros”, destacou o presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Santo Cappellari. A cooperativa desenvolve o PUFV em Mallet e em outros 13 municípios da área de atuação.
Em Lublin, além das cartinhas, Cappellari também entregou a abelha, mascote do PUFV, ao diretor da escola, reforçando o elo entre os dois países com o propósito de promover uma educação mais cooperativa. “Na área de atuação da nossa cooperativa no Brasil, há uma forte presença de imigrantes que, com a força do trabalho e dedicação, ajudam a promover o desenvolvimento regional. Por isso, é muito importante para nós fortalecer essa conexão por meio de algo essencial, que é a educação com foco na cooperação”, afirmou o presidente.
Brasil e Polônia: história de conexão e cooperação
Em abril, representantes da cooperativa polonesa SKOK im. Z. Chmielewskiego Credit Union estiveram no Brasil para conhecer um pouco mais sobre a atuação e as iniciativas desenvolvidas pelo Sicredi na promoção de uma sociedade mais próspera. A delegação participou do Super Summit Sicredi, em Foz do Iguaçu (PR), e visitou a sede regional da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, em Prudentópolis (PR), além de conhecer Mallet.
Com a visita da comitiva brasileira à Polônia, a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ e a SKOK im. Z. Chmielewskiego Credit Union também assinaram um protocolo de intenções. Com a parceria, assinada em Lublin, na Polônia, as instituições financeiras cooperativas passam a compartilhar experiências e boas práticas em programas educacionais e de responsabilidade social, como o PUFV.
“Ao longo dos anos, o Sicredi tem desenvolvido, por meio de suas cooperativas, inúmeras ações baseadas em propósitos como solidariedade e ajuda mútua. Essas iniciativas são capazes de gerar valor aos associados, ao meio ambiente e à sociedade, e têm inspirado entidades de todo o mundo. Acreditamos que a troca de experiências e conhecimento entre instituições financeiras cooperativas é fundamental para que o modelo de negócio se fortaleça nos pequenos e grandes municípios brasileiros e em todo o mundo. Assim, juntos, seguimos construindo uma sociedade mais próspera”, finalizou o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, que também integrou a comitiva.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Na noite desta terça-feira (04), foi realizada a eleição da nova diretoria do Hospital de Caridade São Pedro (HCSP), em Mallet.
Com chapa única, a votação confirmou o professor Elson Rogério Krinski como o novo presidente da instituição.
Elson Krinski, conhecido por sua atuação na educação, exerceu nos últimos oito anos o cargo de Secretário de Educação do município, sendo amplamente reconhecido por sua gestão e dedicação à comunidade escolar.
Agora, assume um novo desafio à frente do hospital, trazendo sua experiência administrativa para a área da saúde.
A nova diretoria eleita é composta pelos seguintes membros:
Presidente : Elson Krinski
Vice Presidente : Rodrigo Sá
Tesoureiro : Fernando Jank.
Para saber mais sobre os planos e desafios da nova gestão, acompanhe a entrevista exclusiva com o novo presidente do hospital, Elson Krinski, no programa W Notícias desta quarta-feira (05), a partir das 20:00 horas, na Studio W TV.
Os moradores de Mallet estão enfrentando dificuldades para acessar os canais locais da RPC (afiliada da Globo) e do Rede Massa (afiliada do SBT). Há mais de uma semana, a RPC está fora do ar para quem utiliza antena convencional, enquanto o SBT, que já apresentava problemas de imagem desde o final do ano passado, também deixou de transmitir nos últimos dias.
A situação remete a um episódio ocorrido no ano passado, quando um furto nas instalações elétricas na Serra do Tigre afetou a geração das imagens, demandando um tempo significativo para a normalização do serviço. Diante das reclamações da população, a reportagem da Studio W entrou em contato com a Prefeitura de Mallet para esclarecimentos. Em conversa com o Secretário Municipal de Administração, Milton Luiz Czpak, foi informado que a administração municipal já acionou a empresa responsável para apurar as causas da interrupção dos canais.
“Verifiquei com o responsável e a informação que me foi passada é que já foi solicitada a visita de um técnico. Até o mais tardar nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, teremos um diagnóstico sobre o problema”, afirmou Czpak.
Vale destacar que os canais SBT e RPC são os únicos retransmitidos de forma gratuita e analógica para a população de Mallet há anos. A Studio W segue acompanhando a situação para que a normalização ocorra o mais breve possível.
Na tarde deste sábado (1º), um homem foi violentamente agredido em via pública em Mallet. A vítima foi encontrada desacordada após ter sido alvo de socos e chutes, o que gerou ferimentos graves, incluindo sangramento no ouvido.
Os Bombeiros Comunitários de Mallet foram acionados logo após o ocorrido e realizaram os primeiros atendimentos no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao Hospital São Pedro para avaliação médica.
No entanto, devido à gravidade dos ferimentos, foi necessário transferi-lo para um hospital em Irati, onde passou por exames mais detalhados, incluindo uma tomografia, e recebeu atendimento especializado.
A Polícia Militar foi informada sobre a agressão e iniciou as investigações imediatamente. Durante as diligências, os agentes localizaram um suspeito, que confessou ter entrado em luta corporal com o homem
Diante disso, ele foi detido e conduzido à 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória para os procedimentos legais.
Informações: Polícia Militar e Bombeiros Comunitários