O Rio Iguaçu em União da Vitória ultrapassou às 10:00 horas desta segunda-feira, 09 de outubro, a marca de 6 metros. A situação é extremamente preocupante, uma vez que a chuva concentrada em toda a extensão da bacia do Iguaçu, desde a nascente em Curitiba deverá elevar ainda mais o nível da água.
Conforme o sistema de monitoramento da situação hidrológica da COPEL, o Rio Iguaçu subiu um metro em 24 horas, com uma elevação de 0,04 centímetros por hora e estava marcando as 10 horas o nível de 6,01 . A previsão mesmo sem chuva é que o nível ultrapasse os 7 metros em menos de 48 horas.
A Prefeitura que está com várias equipes prestando auxílio às famílias tinha previsto que o nível estaria em 6,22 às 19 horas. No entanto, essa previsão será alcançada possivelmente no meio da tarde.
A previsão também indica que a chuva deve atingir a região novamente na próxima quinta-feira, dia 12, com 19mm. A previsão também mostra chuva para a próxima semana.
Balsa e acesso à cachoeira em Porto Vitória são interditados
A Defesa Civil de Porto Vitória interditou a manhã deste domingo, dia 08 de outubro, a balsa que liga Porto Vitória à cidade de Cruz Machado. A cachoeira na entrada da cidade e uma estrada que dá acesso a comunidade do Espingarda também foram interditadas.
As medidas foram adotadas como forma de prevenção em razão da cheia do Rio Iguaçu que já saiu da caixa em alguns pontos, conforme o sistema de monitoramento hidrológico da Copel. A interdição é por tempo indeterminado.
A Defesa Civil ainda orienta que turistas evitem visitar estes locais interditados, principalmente a cachoeira, uma vez que, existe risco iminente. O contato da Defesa Civil é (42) 99826-9784 e estão disponíveis 24 horas para atender emergências que venham a ocorrer no município.