Durante o feriado prolongado de Carnaval, as forças policiais do Paraná uniram esforços para combater a pesca predatória na região. Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, a Polícia Militar e a Polícia Ambiental realizaram uma série de operações em diversas localidades, resultando na apreensão de uma grande quantidade de materiais utilizados para atividades ilegais de pesca.
Na área de atuação da 4ª Companhia, que abrange os municípios de Mangueirinha, Bituruna, Cruz Machado, Cândido de Abreu, São Mateus do Sul, Ortigueira, Castro e Inácio Martins, foram intensificados os patrulhamentos aquáticos nas represas das Usinas Hidrelétricas de Salto Segredo, Foz do Areia e Rio Ivaí. Nessas operações, foram apreendidos mais de 6 mil metros de redes, além de diversos outros equipamentos utilizados na pesca ilegal.
Entre os materiais confiscados destacam-se: 3 espingardas, 2 revólveres, 1 garrucha, 46 munições, 2.830 metros de espinhéis, 13 boias loucas, 28 anzóis de galho, 8 covos, 12 tarrafas e 37 kg de pescados. Além disso, foram detidos cinco indivíduos e lavrado um termo circunstanciado.
Além das ações conjuntas da Polícia Ambiental e da Polícia Militar, algumas operações específicas resultaram em importantes apreensões.
Em uma fiscalização às margens do Rio Ivaí, na cidade de Cândido de Abreu, foram encontrados 2600 metros de redes e 2 duas espingardas abandonadas no local.
Na Usina Hidrelétrica de Mauá, em Ortigueira, dois homens foram presos por praticarem pesca em período proibido, sendo confiscados 31,3 kg de pescado e 12 varas telescópicas.
Em Castro, um homem foi detido por porte irregular de arma de fogo, sendo apreendidas uma espingarda, uma garrucha e 21 munições.
Na cidade de Inácio Martins, um caminhão transportando carvão vegetal sem documentação foi interceptado, resultando na apreensão de 1.800 kg do material e na lavratura de um termo circunstanciado ao responsável.