O Embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk visitou o Paraná e se encontrou com o vice-governador Darci Piana na tarde desta quarta-feira (20) no Palácio Iguaçu.
É a primeira vez que ele vem ao Paraná, estado que possui a maior concentração de descendentes ucranianos do Brasil.
Ele também veio conhecer de perto o programa que ajuda cientistas ucranianos a viver e trabalhar no Estado, lançado após a deflagração da guerra Rússia-Ucrânia.
Outro objetivo da visita é o Núcleo de Estudos Eslavos, o qual deve lançar ainda em 2024 um curso inédito no Brasil, de Letras Português-Ucraniano pela Unicentro, para a formação de professores de língua ucraniana”.
O embaixador ucraniano também visitou a Assembleia Legislativa do Paraná na terça-feira
O convite foi da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), que também intermediou uma reunião com o prefeito Rafael Greca.
O embaixador foi recebido, pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, no Gabinete da Presidência da Assembleia e em seguida participou da sessão plenária.
A agenda no Paraná incluiu ainda palestra na Universidade Federal do Paraná e as visitas as cidades de Prudentópolis e Irati e Mallet. A visita em nossa cidade ocorreu nesta sexta-feira (22), quando foi recepcionado pela comunidade ucraniana do município com pão e sal como manda a tradição. O embaixador Andrii Melnyk, participou de um delicioso almoço e conheceu as lindas pinturas da igreja do Sagrado Coração de Jesus na companhia do Padre Luiz Pedro Polomenei.
O prefeito Moacir Szinvelski juntamente com a 1ª Dama e Secretária da Cultura e Turismo de Mallet Maria Margarete Grden Szinvelski deram as boas vindas ao município. A tarde a programação do embaixador foi a visitação a Igreja São Miguel Arcanjo na Serra do Tigre, a Igreja São José em Dorizon e o Chalé do Produtor na BR 153 na entrada da cidade.