Na quarta-feira, dia 27 de março, por volta das 20h30, um momento de desespero desencadeou uma série de eventos que ressaltaram quanto a importância da prevenção do suicídio.
Em um estabelecimento comercial na cidade de Mallet/PR, um jovem de 18 anos, foi impedido de cometer um ato fatal graças à rápida intervenção do proprietário do estabelecimento.
Com isso o jovem deixou o local e minutos depois foi encontrado próximo a um rio por seu pai, onde novamente tentou pôr fim à própria vida. Demonstrando coragem e amor, o pai interveio e evitou uma tragédia iminente.
Diante da situação crítica, os serviços de emergência foram acionados. A equipe dos Bombeiros Comunitários da cidade de Mallet, em conjunto com a Polícia Militar e a equipe de saúde local, responderam prontamente. O jovem foi encaminhado ao Hospital de Caridade São Pedro, onde recebeu os cuidados necessários.
No entanto, a agitação do jovem exigiu que ele fosse contido para a realização dos procedimentos médicos. Este incidente serve como um lembrete da importância de reconhecer os sinais de sofrimento mental e oferecer apoio adequado.
É fundamental que a comunidade esteja atenta aos sinais e sintomas entre seus membros, oferecendo suporte emocional e encaminhamento para serviços profissionais de saúde mental quando necessário.
Se você está passando por um momento difícil e sente que precisa de ajuda, procure um familiar, um amigo ou até mesmo de um profissional de saúde mental, e sinta-se a vontade para falar o que se passa, com certeza alguém poderá te ajudar. Ou você pode também ligar no 188 e encontrar apoio.
A prevenção do suicídio começa com a conscientização e a disposição para intervir quando alguém está em perigo.