Regional

Fernandes Pinheiro registra primeiro caso de dengue hemorrágica

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro registrou na última semana o primeiro caso de dengue hemorrágica no município. Segundo a secretária de saúde, Emanuelle de Matos, o paciente, de 62 anos, chegou a ser internado na UTI do Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa, mas já saiu e está se recuperando em um quarto.

Desde o início do ano, Fernandes Pinheiro registrou 10 casos de dengue. Até agora, em toda a área da 4ª Regional, foram registrados 2308 casos, sendo 2101 autóctones (ou seja, o paciente foi infectado no próprio município) e 161 importados. O município tem um caso ativo importado da doença e dois em investigação pelo Laboratório Central (Lacen).

Emanuelle destacou que os agentes de endemias continuam fazendo visitas rotineiras às residências, sempre acompanhados dos agentes comunitários de saúde (ACS).

Quantidade de focos – A quantidade de focos do mosquito da dengue no município ainda está sendo levantada pelos agentes de endemias, em um trabalho que é periódico e começou nesta semana.

Entretanto, Emanuelle destacou que eles são encontrados sempre em pontos estratégicos, como cemitérios e borracharias. Ela pede que a população sempre informe quando encontrar um possível foco do mosquito. “Precisamos que a população nos aponte quando encontrar alguma larva, para que possamos identificar e analisar se ela é realmente do Aedes ou não”, frisou.

Clique para comentar

As mais Lidas

Sair da versão mobile