Conecte-se conosco

Geral

Plataforma conecta pequenos produtores de 50 cidades do Paraná ao mercado consumidor

Publicado

em

O agronegócio brasileiro, responsável por 21,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, também é impulsionado pela agricultura familiar. Estima-se que 5% do total, tenha origem nas propriedades dos pequenos empreendedores rurais, aquelas responsáveis pela entrega das hortaliças frescas, do café moído e do leite na garrafinha. Os dados da Agricultura Familiar e Cooperativismo, reforçam um paradoxo importante: os pequenos agricultores acabam desempenhando um papel gigante na economia nacional.

No Paraná, esse protagonismo vem sendo estimulado com iniciativas que conectam o campo com o mercado comprador. É o caso da plataforma Laços do Agro, a integradora que acaba de completar dois anos, une o que está dentro da porteira e cooperativas, encurtando distâncias entre produção e compradores.

“O projeto da Laços do Agro tem alcançado excelentes resultados, com a participação de mais de 50 cidades e mais de 700 produtores que baixaram o aplicativo. Além disso, mais de 20 cooperativas estão utilizando as soluções oferecidas pela Laços do Agro para aprimorar a gestão do estoque de produção, dos contratos de vendas e do cronograma de entrega”, explica Leandro Scalabrin, CEO do grupo SWA, empresa de tecnologia com sede no Paraná com expertise em desenvolvimento de softwares e do qual a Laços do Agro se destaca.

Para 2024, a Laços do Agro espera um faturamento superior a R$ 3 milhões, buscando alcançar 200 cooperativas e mais 20 mil produtores. “Além disso, estamos empenhados em aprimorar nossos painéis de indicadores para auxiliar os governos no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Com dados mais precisos e abrangentes, poderemos fornecer informações relevantes e atualizadas, permitindo que os governos tomem decisões mais assertivas e efetivas”, detalha Scalabrin.

DINÂMICA

Dentro da ideia de ser simples, unindo produtores, cooperativas e técnicos em agricultura, a Laços do Agro é uma plataforma acessível via celular, com recursos para gerenciar contratos de vendas, acompanhar cronogramas de entrega e controlar pagamentos, a plataforma melhora a eficiência, transparência e comunicação entre os envolvidos. Permite identificar produtos já comercializados, possibilitando que agricultores interessados se manifestem para cultivá-los.

Quando é necessária a visita, os técnicos agrícolas, juntamente com representantes agendam as visitas, monitoram o cronograma de produção e atividades, geram relatórios de visitas individuais, rastreiam alocações contratuais e clientes, e recebem notificações imediatas sobre quaisquer incidentes na produção, isso simplifica a gestão de todas as fases do processo produtivo.

Estudos concluídos e com atuação em tecnologia, procurou maneiras de transformar os problemas do campo em soluções.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Criança é atropelada e motorista foge, mas acaba preso horas depois em Guarapuava

Publicado

em

Suspeito fugiu sem prestar socorro após atropelar uma criança que trafegava de bicicleta no Jardim das Américas; veículo foi localizado e o indivíduo preso durante a madrugada.

A tarde de sábado (06) e a madrugada de domingo (07) foram marcadas por uma intensa mobilização da Polícia Militar de Guarapuava para localizar o autor de um atropelamento que deixou uma criança gravemente ferida no Jardim das Américas.

As equipes do 16º BPM atuaram em três etapas: atendimento à ocorrência, localização do veículo envolvido e, posteriormente, a prisão do suspeito.

Atropelamento e fuga – 06/12, 15h30

Por volta das 15h30, um GM Monza preto atropelou uma criança que andava de bicicleta no bairro. Testemunhas informaram que o motorista chegou a passar por cima da vítima e arrastá-la por alguns metros, fugindo em seguida sem prestar socorro.

Moradores relataram que o condutor seria conhecido na região pelo apelido “Bugre”. A criança foi encaminhada à UPA do Batel, onde permanece em atendimento. Apesar das buscas, o autor não foi encontrado inicialmente.

Veículo é localizado – 06/12, final da tarde

Horas mais tarde, o COPOM recebeu a informação de um carro abandonado na Avenida Professor Pedro Carli. No local, a PM encontrou o Monza com danos compatíveis aos registrados em vídeos do atropelamento.

O proprietário do veículo confirmou que era o mesmo visto nas imagens e relatou que o suspeito teria pego o carro emprestado para comprar bebida alcoólica. Consulta no sistema SESP apontou que o homem não possui habilitação. O veículo foi recolhido, e o material visual encaminhado para a Polícia Judiciária.

Suspeito é preso – 07/12, 01h30

Já na madrugada de domingo, durante novas diligências, uma equipe visualizou um indivíduo com características compatíveis às das imagens do atropelamento. Ele apresentava sinais de embriaguez — andar cambaleante, olhos avermelhados e confusão mental — e tentou se esquivar das perguntas, desobedecendo à voz de abordagem.

O homem foi detido e encaminhado à Delegacia para os procedimentos legais.

A rápida ação da Polícia Militar permitiu recuperar o veículo e prender o suspeito poucas horas após o atropelamento. A criança segue em acompanhamento médico.

Informações: 16° BPM / Imagens: Rede Social / Matéria: Repórter Kiko de Oliveira

Continue Lendo

Regional

Incêndio destrói estufa de fumo em Irineópolis

Publicado

em

Bombeiros Divulgação

Uma estufa de fumo foi completamente destruída por um incêndio na localidade de Paciência dos Neves, Irineópolis.

O Corpo de Bombeiros Militar de Irineópolis foi acionado para atender a ocorrência por volta das 21h54min na noite deste domingo (07), no local e confirmou a natureza do incidente.

A estufa de fumo, com aproximadamente 40m² , já estava em fase de diminuição do incêndio, mas sofreu perda total. O teto havia colapsado e as paredes apresentavam comprometimento estrutural, com rachaduras visíveis.

A ação dos bombeiros concentrou-se no rescaldo e no resfriamento do local, utilizando cerca de 500 litros.

Apesar da intensidade do fogo, um barracão adjacente de aproximadamente 90 m² e uma garagem para maquinários não foram comprometidos pelas chamas. A causa do incêndio na estufa não foi detalhada no boletim.

Continue Lendo

Geral

Campanha Dezembro Verde reforça combate ao abandono e maus-tratos de animais

Publicado

em

A Defesa Animal de União da Vitória aderiu ao movimento nacional Dezembro Verde, dedicado à conscientização sobre o combate ao abandono e aos maus-tratos de animais.

A campanha ganha ainda mais importância nesta época do ano, quando cresce o número de pets deixados para trás devido às viagens de férias e às festividades.

O secretário de Meio Ambiente, Nei Kukla, destaca que o objetivo central é incentivar a guarda responsável, reforçando que a adoção de um animal exige compromisso permanente.

A iniciativa também chama atenção para a importância da adoção consciente, do respeito aos animais e da responsabilidade dos tutores em assegurar alimentação adequada, bem-estar, vacinação e todos os cuidados essenciais à saúde.

De acordo com o secretário, o índice de abandono e maus-tratos ainda é considerado alto na cidade.

“Infelizmente, boa parte do tempo das nossas equipes e veterinárias é destinada ao atendimento de denúncias de maus-tratos e abandono de animais. Além de ser uma questão de saúde pública, não podemos admitir que esses animais sofram”, afirmou.

Ele lembra que abandonar ou maltratar animais é crime previsto em lei, sujeito a pena de reclusão, e orienta a população a denunciar qualquer situação suspeita. As denúncias podem ser feitas diretamente às autoridades policiais ou pelos canais oficiais da Defesa Animal.

O secretário reforça ainda o papel da comunidade na mudança desse cenário.

“A gente pede que a população tome consciência e pratique a adoção responsável. Ao levar um pet para casa, a pessoa se torna tutora e deve garantir bem-estar, alimentação de qualidade e cuidados com vacinação e medicamentos”, completou.

A Prefeitura destaca que a proteção animal é um dever coletivo. As ações do Dezembro Verde seguem ao longo de todo o mês, reforçando que o cuidado com os animais deve ser contínuo, responsável e pautado pelo respeito à vida.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas