Geral

Plataforma conecta pequenos produtores de 50 cidades do Paraná ao mercado consumidor

Publicado

em

O agronegócio brasileiro, responsável por 21,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, também é impulsionado pela agricultura familiar. Estima-se que 5% do total, tenha origem nas propriedades dos pequenos empreendedores rurais, aquelas responsáveis pela entrega das hortaliças frescas, do café moído e do leite na garrafinha. Os dados da Agricultura Familiar e Cooperativismo, reforçam um paradoxo importante: os pequenos agricultores acabam desempenhando um papel gigante na economia nacional.

No Paraná, esse protagonismo vem sendo estimulado com iniciativas que conectam o campo com o mercado comprador. É o caso da plataforma Laços do Agro, a integradora que acaba de completar dois anos, une o que está dentro da porteira e cooperativas, encurtando distâncias entre produção e compradores.

“O projeto da Laços do Agro tem alcançado excelentes resultados, com a participação de mais de 50 cidades e mais de 700 produtores que baixaram o aplicativo. Além disso, mais de 20 cooperativas estão utilizando as soluções oferecidas pela Laços do Agro para aprimorar a gestão do estoque de produção, dos contratos de vendas e do cronograma de entrega”, explica Leandro Scalabrin, CEO do grupo SWA, empresa de tecnologia com sede no Paraná com expertise em desenvolvimento de softwares e do qual a Laços do Agro se destaca.

Para 2024, a Laços do Agro espera um faturamento superior a R$ 3 milhões, buscando alcançar 200 cooperativas e mais 20 mil produtores. “Além disso, estamos empenhados em aprimorar nossos painéis de indicadores para auxiliar os governos no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Com dados mais precisos e abrangentes, poderemos fornecer informações relevantes e atualizadas, permitindo que os governos tomem decisões mais assertivas e efetivas”, detalha Scalabrin.

DINÂMICA

Dentro da ideia de ser simples, unindo produtores, cooperativas e técnicos em agricultura, a Laços do Agro é uma plataforma acessível via celular, com recursos para gerenciar contratos de vendas, acompanhar cronogramas de entrega e controlar pagamentos, a plataforma melhora a eficiência, transparência e comunicação entre os envolvidos. Permite identificar produtos já comercializados, possibilitando que agricultores interessados se manifestem para cultivá-los.

Quando é necessária a visita, os técnicos agrícolas, juntamente com representantes agendam as visitas, monitoram o cronograma de produção e atividades, geram relatórios de visitas individuais, rastreiam alocações contratuais e clientes, e recebem notificações imediatas sobre quaisquer incidentes na produção, isso simplifica a gestão de todas as fases do processo produtivo.

Estudos concluídos e com atuação em tecnologia, procurou maneiras de transformar os problemas do campo em soluções.

Clique para comentar

As mais Lidas

Sair da versão mobile