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MALLETENSE PARTICIPARÁ DAS OLIMPÍADAS DE PARIS

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O malletense Matheus Velho que atualmente mora em União da Vitória participará da Maratona Para Todos (Marathon Pour Tous), prova organizada pelo Comitê Olímpico, que contará com a participação de 20.024 maratonistas amadores.

A matéria exibida no Portal VVale destaca que atletas farão o mesmo percurso da prova olímpica, no dia 10 de agosto, data da Maratona Masculina.

A participação de maratonistas amadores, que é algo corriqueiro em outras provas, como por exemplo a tradicional Corrida de São Silvestre, acontecerá pela primeira vez em uma edição de Jogos Olímpicos.

A intenção é permitir que o público possa vivenciar as Olimpíadas de Paris de perto.

Trajeto da Maratona.

O processo para que Matheus conseguisse participar da Maratona Para Todos, contudo, não foi simples. Com interesse de atletas do mundo inteiro, o número de vagas disponíveis era inferior à demanda. Dessa forma, os maratonistas foram escolhidos por meio de sorteio.
Para ter uma chance de ser sorteado, Matheus realizou uma série de desafios propostos no aplicativo oficial da prova durante o ano de 2023, totalizando cerca de 4.000 km percorridos.

“De qualquer forma eu estava correndo, e aproveitei unir o útil ao agradável, já que eu estava treinando e fazendo longas distâncias. Eu acreditei que talvez, por um por um golpe de sorte, eu conseguisse uma vaga. Confesso que eu não tinha aquela esperança absoluta de que daria certo. Como eram disponibilizadas poucas vagas e havia muita gente cumprindo os desafios, você acaba ficando naquele ceticismo. Mas cumpri mais de 50 desafios ao longo do ano”, relatou Matheus a reportagem.

A notícia de que Matheus havia sido sorteado veio em 24 de janeiro deste ano. De início, o atleta desconfiou, pensando que o email informando que sua vaga estava garantida fosse um golpe. “Para mim era uma coisa meio surreal, meio inacreditável”, comenta. Para ter certeza da informação, começou a mandar mensagens em grupos de corredores dos quais faz parte. Foi então que conheceu um corredor de Curitiba, que também foi sorteado, e que estava organizando um grupo com brasileiros que participarão da Maratona Para Todos. “Aí eu comecei a acreditar de verdade, a conseguir informações, como é que funcionava, se realmente estava tudo certo. Aí acreditei que deu certo e comecei a me organizar”.
A inscrição na prova é gratuita, mas Matheus precisará arcar com todas as outras despesas, como alimentação, transporte e hospedagem.

A viagem está agendada para o dia 06 de agosto e marcará a realização de um sonho do atleta. “Eu descobri lá no no finzinho de 2022, ouvindo um podcast, que em 2024 seria a primeira vez que a maratona dos Jogos Olímpicos estaria aberta para atletas amadores. Quando eu vi a notícia, já coloquei nos meus objetivos de vida que um dia eu ia fazer [a maratona]. Não sabia se iria agora em 2024 ou se seria em 2028, 2032, ou qualquer outra Olimpíadas, mas coloquei como uma meta que eu faria o que fosse possível [para participar]”.

A preparação para a Maratona é intensa. Todos os dias, Matheus corre entre 5 km e 6 km, no que considera treinos regenerativos. Intercala com distâncias um pouco maiores, por volta de 18 km. Aos finais de semana, realiza percursos de cerca de 32 km, totalizando entre 70 km e 90 km semanais. “É pesado fisicamente, mas mentalmente me faz muito bem. É muito bom. Esses treinos longos são bons para você pensar na vida”.
Chegando em Paris, os planos de Matheus são claros: poupar-se ao máximo para a prova. “Até pensei em aproveitar a viagem para ir ao estádio ver alguma prova de atletismo ou algum esporte do tipo, mas o meu principal objetivo com essa viagem para Paris é fazer a maratona. Então, eu quero evitar de caminhar muito, de ficar batendo perna à toa antes da prova. Não vou comparecer antes disso a nenhum evento. Vou caminhar o menos possível para poder guardar as pernas para o grande objetivo, que é correr os 42 km da prova. Pretendo ver a Maratona masculina e feminina. Poder ver os atletas de elite ali de perto, porque a gente só vê pela televisão. E só de eles passarem, embora eles passem muito rápido, já é um um sonho realizado. E também a cerimônia de encerramento, no domingo, se der tudo certo estarei presente também”.

Fonte: Portal VVale

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Regional

Acidente entre caminhões causa vazamento de óleo na BR-153 em Porto Vitória

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A equipe da Polícia Rodoviária Federal atendeu no início da manhã desta quinta-feira, 05 de setembro, a um acidente tipo colisão traseira entre dois caminhões na BR-153 km 475 nas proximidades do posto da PRF de Porto Vitória.

O acidente envolveu um veículo Scania com placas de Pato Branco que bateu na traseira de um caminhão Volvo com placas de Palmas.

A rodovia ficou interditada parcialmente até a retirada dos veículos com auxílio de guincho. O corpo de bombeiros foi acionado para efetuar a limpeza da pista devido a um vazamento de óleo de um dos caminhões.

Apesar do forte impacto, nenhum dos motoristas se feriu.

Com informações Portal da Cidade e PRF

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Governador vistoria obras para conter desmoronamentos em rodovias de União da Vitória

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Ratinho Junior vistoriou nesta quinta-feira (5) as obras contenção e estabilização de taludes do Morro da Dona Mercedes, nas PRC-466 e da PRC-476. Foto: Jonathan Campos/AEN.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta quinta-feira (5) as obras contenção e estabilização de taludes do Morro da Dona Mercedes, nas PRC-466 e da PRC-476, em União da Vitória, no Sul do Estado. O Governo do Estado está investindo R$ 31,6 milhões no projeto, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.

O projeto foi iniciado de forma emergencial em abril deste ano, nos dois lados do morro, com previsão de conclusão em 12 meses. A encosta, com altura variando de 50 a 90 metros, é considerada de “risco muito alto” pela Defesa Civil do Estado, devido à possibilidade de desmoronamento de pedras. A situação pode ser agravada quando há um volume de chuvas muito alto na região, conforme atestam os laudos do Instituto Água e Terra (IAT). A Prefeitura de União da Vitória também emitiu um decreto de situação de risco.

“É uma obra gigantesca, que vai resolver um problema ambiental e também de segurança para quem transita pelas rodovias”, destacou Ratinho Junior. “É um projeto complexo. Serão 14 mil caminhões utilizados para retirada do material do morro. Vemos aqui o volume e o tamanho das máquinas para reconstruir o talude e dar a garantia de que, se houver chuva novamente, não terá risco de desmoronamento e nem de acidentes”. 

Com histórico constante de deslizamentos, o local, que fica próximo à Ponte dos Arcos, também compromete a segurança viária de quem trafega pelas rodovias, agravando a possibilidade de acidentes. Além de colocar em risco a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres, os deslizamentos também comprometem a economia local com as constantes interdições da via.

ESTÁGIO DA OBRA

Até o final de agosto, a empresa responsável pela obra já finalizou as escavações sentido bairro e agora está construindo o muro para contenção das pedras, com 30% dos trabalhos realizados e previsão de conclusão até o final do ano.

De frente para a Ponte dos Arcos, o serviço é um pouco lento e feito de forma mais manual, devido ao perigo de as rochas desabarem. Nesse local também haverá um muro. Já na parte voltada para a empresa Benghi, os serviços de terraplanagem devem durar de dois a três meses antes da etapa de contenção.

O projeto prevê os serviços de escavação de material e demolição com escavadeira equipada com ferramenta especial para rocha no retaludamento do morro. Em frente à ponte será feito o bate-choco, que é a remoção de blocos de rochas soltas utilizando maquinário e ferramentas, com plataforma articulada para serviços até 40 metros de altura, e guindaste para serviços a até 90 metros de altura.

O pé do talude será protegido com geotêxtil, seguido pela execução de enrocamento e aplicação de concreto projetado. Na PRC-476, também será construído um muro de impacto em gabião entre o talude e a pista. Os dois trechos também vão receber drenos sub-horizontais profundos na base do morro, para rebaixar o lençol freático e manter a estabilidade da estrutura rochosa.

Nas margens do Rio Iguaçu serão executadas contenções em gabião, para controlar a erosão e melhorar a estabilidade das rodovias. E, por último, devem ser realizados serviços de recomposição do pavimento, drenagem e sinalização viária.

Estas soluções foram definidas em estudo técnico preliminar elaborado pelo DER/PR. A empresa executora dos serviços da obra também vai fazer sondagens e ensaios geotécnicos e elaborar os projetos de engenharia necessários.

CONTENÇÃO DE CHEIAS

O governador também citou os estudos para a contenção das cheias do Rio Iguaçu na cidade, que foram contratados pelo Governo do Estado e estão sendo feitos pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

O estudo tem por objetivo a elaboração de pesquisas, levantamentos de dados primários e secundários e o desenvolvimento de metodologia para avaliação e análise da viabilidade técnica, econômica e ambiental de infraestruturas a serem projetadas para contenção de cheias e inundações, sem prejudicar a lâmina d’água no Rio Iguaçu, visando minimizar alagamentos que atingem periodicamente a região.

“As enchentes são históricas e recorrentes na região, e acontecem a cada cinco ou 10 anos. Meu compromisso com a cidade é buscar uma solução para esse problema. Se não resolver em sua totalidade, porque é algo complexo, vamos tentar uma saída para minimizar essas cheias”, afirmou o governador. “Algo parecido já foi feito nos anos 1990 também no Rio Iguaçu, entre Curitiba e São José dos Pinhais”.

Com informações AEN

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Sicredi amplia presença em Irati (PR) inaugurando a terceira agência no município

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Localizada na Avenida Dr. Vicente Machado a nova agência está de portas abertas para atender os associados

Para oferecer um atendimento cada vez mais próximo e diferenciado aos seus
associados, a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, cooperativa de crédito com sede
em Prudentópolis (PR), inaugurou nesta sexta-feira (30/08) sua terceira
agência na cidade de Irati (PR).

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diretores, conselho,
associados, autoridades públicas, colaboradores, imprensa, entre outros
convidados.

A agência oferece uma estrutura ampla, moderna e ecoeficiente, refletindo o
compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Projetada para proporcionar
uma experiência única e agradável, a instalação conta com espaços
confortáveis e tecnologias avançadas, que atendem às necessidades dos
associados de forma eficiente e sustentável.

De acordo com o presidente da cooperativa, Santo Cappellari, a escolha de
abrir mais uma agência em Irati se deu pela expansão regional da cooperativa
“Nossos associados e poupadores vão desfrutar de mais um espaço no
município para fazerem seus negócios, além do atendimento diferenciado
oferecido pela nossa equipe. Tudo isso está alinhado ao propósito do Sicredi
de trabalhar com proximidade e gerar mais prosperidade”, explica Cappellari.

40 anos

A Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebrou no dia 25 de agosto, o aniversário de
40 anos, com 32 agências, distribuídas nas áreas de atuação, sendo 24 nos
estados do Paraná e Santa Catarina e 8 no estado do Rio de Janeiro.
 Contudo, até o final do ano estão previstas as inaugurações de 4 novas
agências. A cooperativa atua com quase 70 mil associados e mais de 600
colaboradores, focados em oferecer soluções financeiras para cada perfil e
pautadas em valores cooperativistas.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e muito mais.

Site do Sicredi: Clique aqui

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