Na manhã da sexta-feira (26/07), a Polícia Civil do Paraná, através da 41ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Irati, em conjunto com a Secretaria de Defesa Animal do município, cumpriu mandado de busca e apreensão criminal e mandado de prisão preventiva contra homem (63 anos) pelo crime de maus-tratos aos animais (cães e cavalos) que ele mantinha sem as condições mínimas de cuidado e manejo.
Em março de 2024, apresentada denúncia anônima pelo crime de maus-tratos a cavalos, foi verificada pelos policiais da 41ª DRPC e instaurado inquérito policial a fim de apurar os fatos. Constatada a situação, foram tomadas as medidas cabíveis pela ADAPAR em conjunto com a Secretaria de Defesa Animal do município. O investigado mantinha os animais amarrados com corda na propriedade de estranhos, sem a devida permissão, sem registro ou ainda amarrados na beira da estrada, sem qualquer cuidado ou manejo.
No final do mesmo mês, nova denúncia de maus-tratos agora envolvendo cães que ele mantinha em sua residência sem água, sem tratamento e amarrados com corda curta, sendo novamente constatado o fato pelos policiais da unidade e tomadas as medidas cabíveis. Foi oferecido o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) pelo ministério público para que não respondesse ao processo e entregasse todos os animais (cães e cavalos) para doação e não adquirisse nenhum outro, já que todos os animais que ele detinha não estavam em condições condignas.
Quando da assinatura do ANPP, o investigado recusou-se a celebrar o acordo, tendo o delegado de pronto representado pela prisão do autor que recorrentemente pratica o crime de maus-tratos com todos os animais que possui.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão e de prisão do investigado, foram apreendidos dois cães, uma mula e sete cavalos, estando estes também em condições de maus-tratos, conforme laudo do veterinário da Secretaria de Defesa Animal do município.
O investigado foi entregue ao departamento penitenciário onde aguarda audiência de custódia.
A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na investigação e prevenção de crimes de maus-tratos aos animais. As denúncias pode ser feitas de forma anônima pelos números 197 e 181.
A Polícia Civil do Paraná por meio da 3ª Subdivisão Policial (SDP), deu cumprimento, na noite desta sexta-feira (23), a um mandado de prisão expedido pela Justiça da comarca de São Mateus do Sul.
Após tomar conhecimento da decisão judicial, a equipe policial iniciou diligências imediatas e, em aproximadamente duas horas, localizou o indivíduo em uma igreja situada na Rua Ivan Ulbrich, bairro Vila Prohmann, neste município.
No local, o homem foi devidamente identificado e cientificado acerca da existência do mandado de prisão expedido nos autos em seu desfavor. A prisão foi realizada sem resistência.
Após o cumprimento do mandado, o detido foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal para a realização de exame de lesões corporais e, na sequência, entregue na Cadeia Pública de São Mateus do Sul, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Paraná destaca a pronta atuação da equipe, que possibilitou o rápido cumprimento da ordem judicial, reforçando o compromisso da instituição com a efetividade das decisões judiciais e com a segurança da população.
A equipe da Polícia Militar de São Mateus do Sul estava em patrulhamento no bairro Vila Nova por volta das 09h30min dessa sexta-feira (23), momento que abordou um homem suspeito, que ao perceber a presença policial tentou apressar o passo, como também ser indicado em denúncia prévia de tráfico de drogas.
Embora nada ilícito tenha sido encontrado na busca pessoal, o abordado admitiu a posse de entorpecentes e indicou os locais onde a droga estava armazenada, em duas residências no mesmo terreno.
Após buscas, foram apreendidos cerca de 1,48 quilo de substância análoga à maconha, além de uma balança de precisão e dinheiro em espécie. O suspeito confessou que a droga era destinada à venda.
Diante dos fatos, o mesmo foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
A equipe da Polícia Militar de General Carneiro realizou patrulhamentos pelo bairro Santa Lídia após denúncia anônima sobre possível tráfico de drogas nas proximidades de uma escola.
Os policiais realizaram diligências e abordou um veículo suspeito por volta das 05h50min da madrugada dessa sexta-feira (23).
Durante a revista veicular, foi apreendida pouco mais de 1 quilo de substância análoga à maconha.
Diante dos fatos, um casal foi presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhados à delegacia para as providências cabíveis.
Uma criança que estava no veículo ficou sob responsabilidade do Conselho Tutelar.