Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9).
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Não houve sobreviventes.
De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. “A perda do contato radar ocorreu às 13h22”.
Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave. A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições.
A Polícia Militar informou à EPTV que recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, o avião no condomínio residencial Recanto Florido.
A Prefeitura de Vinhedo informou que não há sobreviventes no acidente. O governo de São Paulo diz que está enviando reforços ao local e montou um posto de comando avançado para dar suporte às equipes policiais.
Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Um ‘gabinete de crise’ foi montado pela corporação na casa de um morador dentro do condomínio onde houve a tragédia.
Nota FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.
Nota aeroporto de Cascavel
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Nota Ministério Portos e Aeroportos
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lamenta profundamente o acidente envolvendo a aeronave com passageiros, ocorrida em Vinhedo-SP, no início da tarde desta sexta-feira (9), e manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições.
O Governo Federal acompanha ainda os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Segundo a Anac, o ATR-72 é um avião bimotor de passageiros com capacidade para 68 passageiros.
Um homem foi preso na noite de segunda-feira (06) após agredir a companheira no município de Rebouças. A ocorrência foi registrada por volta das 18h20, no bairro Alto da Glória, após acionamento da equipe policial para atendimento de uma situação de violência doméstica.
Conforme informações repassadas no local, a vítima relatou que havia passado por uma cesariana há apenas três dias e permanecia em casa, em período de recuperação, juntamente com o filho recém-nascido. Segundo o relato, o convivente chegou à residência em visível estado de embriaguez, momento em que teve início uma discussão entre o casal.
Durante o desentendimento, o homem teria ido até o portão da residência, situação em que a mulher pediu que ele não levasse o bebê, temendo que a criança pudesse se machucar. Ainda conforme a vítima, o suspeito se exaltou diante do pedido e passou a agredi-la, segurando-a pelo pescoço, além de proferir ameaças.
Diante dos fatos, a equipe policial realizou o encaminhamento de ambos os envolvidos para a realização de exame de lesão corporal, procedimento padrão em ocorrências dessa natureza. Posteriormente, as partes foram conduzidas até a Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.
Após a apresentação da ocorrência, o homem permaneceu preso, ficando à disposição da Justiça. O caso segue sob responsabilidade das autoridades competentes para os devidos desdobramentos.
Um homem foi preso na noite de segunda-feira (6) após danificar a vitrine de uma loja localizada na região central de Rio Azul. A ocorrência foi registrada por volta das 21h50min, quando a equipe policial foi acionada para atender a um caso de dano em estabelecimento comercial.
Ao chegar ao local, os policiais fizeram contato com a vítima, que relatou que um indivíduo teria arremessado uma pedra contra a vitrine da loja, causando danos materiais ao imóvel. A vítima também apresentou imagens de câmeras de segurança, nas quais foi possível observar as características do autor da ação.
Com base nas informações repassadas, a equipe iniciou patrulhamento ostensivo nas imediações, com o objetivo de localizar o suspeito. Após buscas, o indivíduo foi encontrado, abordado e identificado pelos policiais.
Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Irati, onde foram adotados os procedimentos cabíveis. O caso segue sob responsabilidade das autoridades competentes.
Um furto em residência foi registrado na noite de segunda-feira (6), no município de Rio Azul. A ocorrência foi comunicada à Polícia Militar por um morador que compareceu ao destacamento para relatar o caso.
De acordo com o relato, o proprietário se ausentou da residência entre sábado e domingo, permanecendo fora do imóvel durante esse período.
Ao retornar na manhã de segunda-feira, percebeu sinais de arrombamento, com uma das janelas quebrada, o que indicava possível acesso indevido ao interior da casa.
Ao adentrar o imóvel, o morador constatou que os cômodos estavam revirados, evidenciando que o local foi vasculhado. Foram levados aproximadamente R$ 620 em dinheiro, além de peças de roupas e ferramentas, conforme informado à equipe policial.
A Polícia Militar realizou o registro da ocorrência e repassou as devidas orientações à vítima quanto aos procedimentos cabíveis. O caso segue sem identificação de suspeitos até o momento.