Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9).
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Não houve sobreviventes.
De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. “A perda do contato radar ocorreu às 13h22”.
Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave. A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições.
A Polícia Militar informou à EPTV que recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, o avião no condomínio residencial Recanto Florido.
A Prefeitura de Vinhedo informou que não há sobreviventes no acidente. O governo de São Paulo diz que está enviando reforços ao local e montou um posto de comando avançado para dar suporte às equipes policiais.
Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Um ‘gabinete de crise’ foi montado pela corporação na casa de um morador dentro do condomínio onde houve a tragédia.
Nota FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.
Nota aeroporto de Cascavel
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Nota Ministério Portos e Aeroportos
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lamenta profundamente o acidente envolvendo a aeronave com passageiros, ocorrida em Vinhedo-SP, no início da tarde desta sexta-feira (9), e manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições.
O Governo Federal acompanha ainda os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Segundo a Anac, o ATR-72 é um avião bimotor de passageiros com capacidade para 68 passageiros.
Enquanto continuam os esforços para capturar um cão ferido por espinhos de ouriço, a associação Vira Lata Vira Amor precisou assumir mais um caso de resgate em Mallet.
Um cão em estado grave de saúde foi encontrado no pátio de uma cerealista, localizada na Vila São Pedro.
De acordo com as informações repassadas pela associação, o animal estava há vários dias abrigado sob um caminhão, apresentando comportamento agressivo e sinais evidentes de sofrimento.
Diante da situação, foi necessário acionar os Brigadistas Comunitários de Mallet, que auxiliaram na captura segura do cão.
Após o resgate, o animal foi encaminhado a atendimento veterinário, onde foi constatado que estava com grande quantidade de berne e bicheira. O cão passou por procedimentos para a retirada das larvas e permanece em observação em uma clínica veterinária, sob cuidados especializados.
A Associação Vira Lata Vira Amor informou que, mais uma vez, precisará arcar integralmente com as despesas do tratamento. A entidade destaca que, no momento, não conta com apoio do poder público, já que o serviço para atendimento veterinário ainda está em fase de licitação.
Diante dos custos elevados, a associação faz um apelo à comunidade para que contribua com qualquer valor que possa auxiliar nas despesas veterinárias. Interessados em ajudar podem entrar em contato com voluntárias da associação (Silvana ou Carol) ou por meio da página da Studio W, que fará o encaminhamento das mensagens e orientações para doação.
A Vira Lata Vira Amor reforça que toda ajuda é fundamental para garantir a recuperação do animal e a continuidade do trabalho voluntário desenvolvido no município.
Informações: Brigadistas Comunitários de Mallet – Assosciação Vira Lata Vira Amor – Redação do W Notícias da Studio W
A Polícia Militar do Paraná prendeu um homem suspeito de furto e recuperou os objetos subtraídos no início da tarde de sexta-feira (13), na área central de União da Vitória.
De acordo com o relatório policial, a equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) foi acionada para atender uma ocorrência de furto em um estabelecimento comercial. No local, a vítima informou que havia deixado sua bicicleta estacionada em frente à loja, com uma roçadeira acoplada à garupa, e que, ao retornar, percebeu que os objetos haviam sido levados por um indivíduo que fugiu em seguida.
Com base em imagens e informações coletadas durante o atendimento, os policiais realizaram diligências e localizaram o suspeito em sua residência. No local, a equipe conseguiu recuperar a bicicleta e a roçadeira furtadas.
O autor e a vítima, juntamente com os objetos recuperados, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis e apreciação da autoridade policial.
A Polícia Militar do Paraná prendeu um homem por furto em uma farmácia na manhã de sexta-feira (13), na área central de União da Vitória. O objeto subtraído foi recuperado e devolvido ao estabelecimento.
Conforme o relatório policial, a equipe de Radiopatrulha Auto (RPA) foi acionada para atender uma ocorrência de possível furto na farmácia Drogaraia. Durante o deslocamento, os policiais receberam informações de que o suspeito estaria caminhando pela Rua Professora Amazília.
Diante das informações repassadas, foram realizadas buscas na região, resultando na localização do indivíduo. Após abordagem e revista pessoal, os policiais encontraram no bolso traseiro da calça uma colônia, posteriormente identificada como produto furtado do estabelecimento.
Na sequência, a equipe retornou à farmácia, onde a gerente confirmou o furto e reconheceu o autor por meio das imagens do sistema de segurança, bem como pelas vestes utilizadas no momento da ação. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo.
O homem, juntamente com o objeto recuperado, foi encaminhado à 4ª Subdivisão Policial para apreciação da autoridade policial e adoção das medidas cabíveis.