Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9).
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Não houve sobreviventes.
De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. “A perda do contato radar ocorreu às 13h22”.
Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave. A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições.
A Polícia Militar informou à EPTV que recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, o avião no condomínio residencial Recanto Florido.
A Prefeitura de Vinhedo informou que não há sobreviventes no acidente. O governo de São Paulo diz que está enviando reforços ao local e montou um posto de comando avançado para dar suporte às equipes policiais.
Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Um ‘gabinete de crise’ foi montado pela corporação na casa de um morador dentro do condomínio onde houve a tragédia.
Nota FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.
Nota aeroporto de Cascavel
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Nota Ministério Portos e Aeroportos
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lamenta profundamente o acidente envolvendo a aeronave com passageiros, ocorrida em Vinhedo-SP, no início da tarde desta sexta-feira (9), e manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições.
O Governo Federal acompanha ainda os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Segundo a Anac, o ATR-72 é um avião bimotor de passageiros com capacidade para 68 passageiros.
Uma ação da equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) resultou na apreensão de 214 gramas de cocaína e na prisão de um homem no Distrito de São Cristóvão, em União da Vitória.
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais tinham conhecimento de que o local seria utilizado como ponto de venda de drogas e que o suspeito armazenaria entorpecentes em uma área de mata nas proximidades. Diante das informações, a equipe realizou incursão a pé na região.
Durante a aproximação, os policiais visualizaram o homem manuseando a substância. Ao perceber a presença da equipe, ele dispensou um invólucro contendo 14 gramas de cocaína e correu para o interior da residência. O suspeito foi acompanhado e abordado no imóvel.
No local, foram encontrados mais 200 gramas da droga, totalizando 214 gramas de cocaína apreendidas, além de dinheiro e uma lança de precisão.
O homem foi preso e encaminhado, juntamente com o entorpecente e os demais materiais apreendidos, à 4ª Subdivisão Policial (SDP) de União da Vitória para os procedimentos cabíveis.
Um grave acidente de trânsito foi registrado no início da tarde desta segunda-feira (9) na rodovia BR-153, na saída do viaduto da GR, em União da Vitória. A colisão envolveu um automóvel VW/Voyage, de cor branca e placas do município, e um caminhão VW/Constellation.
Com a violência do impacto, a parte frontal do automóvel ficou completamente destruída. Pelo menos três pessoas ficaram feridas e o condutor do carro morreu ainda no local. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência, realizar o resgate das vítimas e prestar os primeiros socorros, com posterior encaminhamento dos feridos para atendimento médico.
As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.
Possível ligação com crime ocorrido horas antes
(foto: Assis o Repórter)
De acordo com informações preliminares, o acidente pode ter ligação com um feminicídio registrado horas antes, no final da manhã desta segunda-feira, na Rua Walter de Oliveira, região de divisa entre os municípios de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).
Na ocasião, uma mulher morreu após ser atingida por disparos de arma de fogo. A filha da vítima, maior de idade, também foi baleada, recebeu atendimento no local por equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Porto União, e foi encaminhada para uma unidade de saúde.
A área do crime foi isolada para o trabalho das Polícias Militares de Santa Catarina e do Paraná, que atuaram de forma conjunta. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para o recolhimento do corpo e para os procedimentos legais.
As autoridades investigam se há relação direta entre o feminicídio e o grave acidente ocorrido na BR-153. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a conexão entre os dois fatos. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Uma mulher morreu após ser atingida por disparos de arma de fogo na Rua Walter de Oliveira, localizada na região de divisa entre os municípios de Porto União (SC) e União da Vitória (PR). O crime foi registrado no final da manhã desta segunda-feira e provocou grande mobilização das forças de segurança dos dois estados.
Durante a ocorrência, a filha da vítima, maior de idade, também foi atingida pelos disparos. Ela recebeu os primeiros atendimentos no local por equipes do Corpo de Bombeiros, com o apoio de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Porto União, sendo posteriormente encaminhada para uma unidade de saúde para avaliação médica.
A área foi imediatamente isolada para o trabalho das Polícias Militares de Santa Catarina e do Paraná, que atuaram de forma conjunta na ocorrência. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para o recolhimento do corpo da vítima fatal e para a realização dos procedimentos legais.
As circunstâncias do crime ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.
Informações preliminares indicam que o caso pode ter ligação com o grave acidente de trânsito registrado na BR-153, envolvendo um carro e um caminhão, ocorrido anteriormente na região. As investigações seguem em andamento.
Informações: Portal de Notícias VVale/Assis o Repórter – Foto Assis o Repórter