A Receita Estadual decidiu pela manutenção da Inspetoria Regional de Fiscalização Avançada (IRFA) em União da Vitória.
Nas últimas semanas, estudava-se a possibilidade de fechamento da unidade, com a transferência de pessoal e serviços para a Delegacia de Guarapuava. A Inspetoria Regional é uma estrutura especializada, com um rol muito mais amplo de atribuições do que uma Agência da Receita Estadual.
Hoje detém um quadro de 28 funcionários, abrindo várias possibilidades para a sociedade local, pois contrata estagiários de nível superior e residentes técnicos (bolsistas de pós graduação), oportunidades que seriam perdidas para a juventude local que busca a primeira oportunidade de emprego.
O deputado Hussein Bakri, Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, conhecedor da situação, articulou para que a hipótese fosse descartada, visando manter esta unidade especializada, pois a IRFA tem sede própria desde a década de 70.
Seria uma perda para a sociedade regional,visto os trabalhos importantíssimos que a unidade presta, como por exemplo, coordenar o cálculo do Índice de Participação dos Municípios, no Fundo Constitucional do ICMS, de 39 municípios.
A Inspetoria Regional de Fiscalização de União da Vitória desempenha funções especializadas de atendimento, fiscalização, arrecadação e serviços relacionados aos tributos estaduais, Fundo de Participação dos Municípios, Setor de Produtor Rural de toda a região de Guarapuava, União da Vitória e Irati.