Regional

Incêndio florestal atinge 100 hectares em Inácio Martins

Publicado

em

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu cerca de 100 hectares na área rural de Inácio Martins, destruindo, aproximadamente, 80 hectares de reflorestamento de pinus. O incidente ocorreu na localidade 5, interior do município na tarde de segunda-feira (3).

O Corpo de Bombeiros Militar de Irati foi acionado por volta das 15h10 para combater as chamas que se alastravam rapidamente pela vegetação. Ao chegarem ao local, uma fazenda na área rural de Inácio Martins, os bombeiros se depararam com um cenário crítico, onde o fogo consumia vastas áreas de floresta.

A operação de combate ao incêndio contou com a ajuda de funcionários da fazenda, que atuaram ao lado dos bombeiros para controlar as chamas. Além disso, a Prefeitura de Inácio Martins enviou um caminhão-pipa para auxiliar nos trabalhos.

O combate ao fogo se estendeu até a noite, e somente após horas de trabalho intenso, as equipes conseguiram controlar o incêndio.

Tempo seco favorece focos de incêndio em vegetação, alerta bombeiro

O Paraná está enfrentando dias de calor e tempo seco, que devem continuar até metade de setembro, é importante redobrar os cuidados.

O tempo seco e a baixa umidade do ar têm favorecido os focos de incêndio em áreas de vegetação, além da baixa umidade e do tempo seco, a maioria dos incêndios, é proveniente de causa humana, como: Incêndio criminal, Perder o controle de uma fogueira, queima de lixo, jogar um cigarro aceso na estrada e realizar queima irregular em lotes vagos.

Provocar incêndio em vegetação é crime previsto em lei. A pena é de 2 a 4 anos de prisão, além de multa.

Conforme o portal G1, a corporação afirmou que durante o período de estiagem são realizadas ações preventivas, como vistorias. E orienta, qualquer pessoa que se deparar com um incêndio não deve tentar debelar as chamas sozinho e sem roupas de proteção adequada. O ideal é acionar o 193 ou 199 imediatamente para que os profissionais possam debelar o incêndio de maneira correta e segura.

Para proteger as nossas florestas é importante:

– Separar e descartar o lixo nos locais corretos;

– Evitar queimar lixo, folhas ou galhos;

– Não usar fogo para limpar terrenos;

– Se fizer fogueira, apagá-la totalmente com água ou terra;

– Não soltar balões.

Clique para comentar

As mais Lidas

Sair da versão mobile