Conecte-se conosco

Policial

Entenda quais são as causas e os tratamentos do sangramento nasal

Publicado

em

Diferentemente do que a consagrada sabedoria popular orienta, inclinar a cabeça para trás durante um sangramento nasal (epistaxe) não é recomendado. O movimento deve ser o oposto.
Inclinar a cabeça para frente e apertar o nariz com o dedo polegar e indicador, como uma “pinça”, e aguardar nessa posição por três minutos, que é geralmente o tempo de coagulação do sangue.

De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos uma vez na vida, 60% das pessoas terão sangramento nasal, o que comumente acontece na parte da frente do septo, parede que separa o nariz em duas cavidades. Somente 10% dos casos acontecem na parte de trás do septo nasal, a parte fixa e dura, ou nas paredes internas das asas laterais, sendo a maior incidência entre pessoas com mais de 60 anos.

A epistaxe acontece porque a rede de vasos sanguíneos fica em uma mucosa muito fina, proporcionando a facilidade de sangramento, quando comparada a outras partes do corpo.
A ocorrência é maior entre crianças, geralmente, com relação ao “cutucar” o nariz, e entre idosos, pela fragilidade da mucosa nasal. As causas mais comuns que levam ao episódio são a exposição ao calor e tempo seco, traumas e doenças relacionadas ao sangue e tumores. Em portadores de doenças como rinite, desvio de septo, tumores nasais e má formação de vasos sanguíneos no nariz podem ocorrer sangramento nasal com alguma frequência.

Na maioria das vezes, o sangramento nasal é controlado em casa. Mas, quando não cessa, um hospital deve ser procurado imediatamente. Quando o sangramento ocorre com frequência, mais de duas vezes, ou em grande volume, deve procurar o otorrinolaringologista. O sintoma pode indicar a presença de doenças mais graves.

Se necessário, o otorrino fará a solicitação do exame de Nasofibroscopia (uma microcâmera que explora o nariz), que, juntamente com os exames de sangue, são suficientes para diagnosticar a causa da epistaxe e iniciar o tratamento. Normalmente, o sangramento responde à cauterização e/ou ao uso do tampão nasal. Mas, se a ocorrência for frequente ou grave, a intervenção cirúrgica tende a ser necessária.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia de Irati prende casal por tráfico de drogas em ação da ROCAM

Publicado

em

A equipe ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) realizava patrulhamento na Rua Minas Gerais, em Irati por volta das 20 horas dessa segunda-feira, 03 de fevereiro, quando avistou um homem arremessando algo para os fundos de uma residência. A casa, que já era alvo de várias denúncias via 181 por suspeita de ser um ponto de tráfico de drogas, foi rapidamente abordada pelos policiais.

Ao entrarem na residência, os agentes abordaram um casal e, durante a busca no pátio da casa, localizaram diversas pedras de uma substância semelhante ao crack. Além disso, em um pote, foi encontrada uma substância análoga à maconha, uma porção de cocaína e uma certa quantia em dinheiro trocado.

Diante das evidências, o casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas. As drogas e o dinheiro apreendidos foram encaminhados junto aos autores para a 41ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) para as providências legais. O caso segue em investigação para apurar mais detalhes sobre o envolvimento do casal no comércio de entorpecentes na região.


Continue Lendo

Policial

PM presta apoio em atendimento do SAMU de União da Vitória

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de União da Vitória foi solicitada para prestar apoio ao SAMU na condução um homem em surto psicótico por volta das 15 horas.

O SAMU deveria encaminhá-lo à UPA para atendimento, porém ele não estava colaborativo. A equipe policial conseguiu resolver a situação juntamente com o SAMU e o homem foi levado para atendimento médico.

Posteriormente o homem foi identificado como o causador de uma Perturbação do Trabalho em um comércio na parte da manhã no centro da cidade.

Continue Lendo

Policial

Homem é preso por violência doméstica em União da Vitória

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de União da Vitória se deslocou para averiguar situação de lesão corporal e violência doméstica por volta das 03h10min no bairro Cidade Jardim nessa segunda-feira (03).

Em contato com a vítima que apresentava ferimentos na região do rosto e braços, causadas pelo seu convivente relatou também que foi ameaçada de morte.

Após atendimento prévio da vítima, o autor foi localizado na via pública e foi preso em flagrante. Posteriormente, as partes foram encaminhadas até a UPA de União da Vitória e, por fim, apresentadas perante a delegacia de polícia para as providências cabíveis

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas