Conecte-se conosco

Geral

Conta de energia elétrica ficou mais cara. Entenda!

Publicado

em

A conta de energia elétrica fica mais cara a partir de ontem, terça-feira (1º), com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, o preço para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877.

✅ Você sabia que a Afubra vende produtos para captação de energia solar? 🤔

como funciona o sistema de geração de energia solar e como ela é convertida em energia elétrica.

Conte conosco para sanar as suas dúvidas e descobrir todas as vantagens que o sistema oferece.

Fale conosco: 📲 (51) 3713-7747

A decisão foi anunciada na última sexta-feira (27) em nota da Aneel, em consequência do risco hidrológico, com reservatórios baixos, e a elevação do preço da energia no mercado, impactada pelo custo do que foi produzido e não contratado.

O sistema de bandeiras tarifárias é composto pelas cores verde, amarelo e vermelho, em patamares 1 e 2. A cor verde patamar 1 significa tarifa sem custo extra.

A bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor desde setembro, após um período em que a bandeira verde patamar 1, a mais barata do sistema, prevaleceu por vários meses do ano.

De acordo com a agência, o sistema de bandeiras tarifárias é uma forma de tornar a cobrança complementar mais transparente aos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, ele indica os custos da geração de energia no Brasil e possibilita adaptações no consumo para redução no valor da conta de luz.

Reportagem: Agência Brasil 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Homem fica ferido em acidente envolvendo caminhão e ônibus em Rio Azul

Publicado

em

Condutor do ônibus, de 47 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhado até o hospital de Rio Azul, pela equipe do SAMU.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu um acidente do tipo colisão traseira envolvendo dois veículos e resultando em uma pessoa lesionada, nesta tarde 18/10, por volta das 16h00 na BR-153 km 376 em Rio Azul.

Os veículos envolvidos foram: um CAMINHÃO M.BENZ de cor vermelha com placas de Mambore-PR e um ÔNIBUS M. BENZ de cor branca com placas de Mallet-PR.

O condutor do caminhão, de 41 anos, e os passageiros, de 18 e 19 anos permanecem ilesos. Houve interdição parcial da rodovia até a remoção dos veículos.

Informações PRF
Imagem PRF/Rede Social

Continue Lendo

Local

LEEI- Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 17 de Outubro, correu nas dependências da Escola Municipal Divino Espírito Santo, o encontro presencial do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil.

Na oportunidade, estiveram presentes professores dos municípios de Rebouças e Mallet, foi um momento muito importante para trocas de experiências e aperfeiçoamento da prática docente.

Agradecemos a formadora professora Eliane pela mediação do encontro e a todos os demais professores que estiveram presentes nesse momento especial.

Continue Lendo

Geral

Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem em novembro

Publicado

em

Os candidatos que forem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro poderão utilizar documentos digitais para identificação no local da prova, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG). Os documentos podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br. 

A partir deste ano, não será mais aceita a apresentação do boletim de ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos. Segundo o Ministério da Educação, o objetivo da mudança é garantir mais segurança ao exame.

Também são considerados documentos válidos para identificação do participante a cédula de identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenha validade legal como documento de identidade; o passaporte; a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997. 

Para os participantes estrangeiros, é obrigatória a apresentação de um desses documentos:  passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente. 

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam os resultados do exame como critério único ou complementar dos processos seletivos.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas