Saúde

A vacina é um direito de todos! Todos devem ficar em dia com o calendário vacinal

Publicado

em

A vacina é um direito de todos!

No Brasil, as políticas públicas de imunização são consideradas referência mundial há décadas. Graças ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), formulado em 1973 e instituído pela Lei 6.259/75, responsável pela distribuição de vacinas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), inúmeras doenças deixaram de ser consideradas problema de saúde pública, e a disseminação de muitas outras está controlada.

Para que toda a sociedade se mantenha protegida de doenças como febre amarela, caxumba, sarampo e covid, entre outras, todas as pessoas devem ficar em dia com o calendário vacinal.

A imunização da população a partir da aplicação de vacinas (testadas e eficazes) se comprovou ser a estratégia mais efetiva para a defesa da população e a erradicação de doenças para as quais existe proteção disponível – inclusive no âmbito da economia de recursos, já que o gasto com imunização normalmente é menor que o gasto com internações, tratamento, medicação etc. Assim, mais do que uma ação individual, a vacinação da população é uma estratégia de proteção coletiva.

Consulte o calendário de vacinação para sua faixa etária no site do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario

Clique para comentar

As mais Lidas

Sair da versão mobile