Conecte-se conosco

Regional

Agricultores alemães realizam visitas técnicas nos municípios de Irati e Rio Azul

Publicado

em

Os produtores puderam conhecer e observar as plantações de tabaco, feijão e erva-mate - Foto: Karina Ludvichak

Um grupo de 26 agricultores da Alemanha visitou os municípios de Irati e Rio Azul na terça-feira (19), com o objetivo de conhecer de perto a realidade da produção agrícola da região. Os produtores alemães estão realizando essas visitas a diversas cidades do Paraná para entenderem sobre as diversas formas de agricultura presentes no estado.


As visitas técnicas foram realizadas por intermédio dos Sindicatos Rurais de Irati e Rio Azul, em parceria com o Supermecado Martins e a Cooperativa Cresol. Primeiramente, os agricultores visitaram a propriedade do agricultor Luiz Hinça, na comunidade de Camacuã, em Irati, onde puderam observar as plantações e conhecer um pouco mais sobre o cultivo do tabaco, feijão e erva-mate. Em seguida, deslocaram-se até o Supermercado Martins, em Rio Azul. No local, participaram de uma reunião técnica, que incluiu uma conversa e troca de experiência com os produtores de hortifrutigranjeiros do município, além de uma explicação sobre o funcionamento do sistema de venda direta dos agricultores da região para o Supermercado Martins.


Daniel Rosenthal, diretor do Sindicato Rural de Rolândia, que está acompanhando os agricultores durante essas visitas, traz os detalhes dessa iniciativa. “A ideia principal em trazer essas comitivas é promover uma troca de boas práticas. As pessoas de fora vêm conhecer as boas práticas aqui para levar para lá. E, como o agronegócio é muito importante no Brasil, eles querem ver o que os agricultores brasileiros ou o que o agronegócio brasileiro tem feito, para que seja reconhecido como uma atividade importante, porque, na Europa, de modo geral, a atividade agrícola não é reconhecida pela população e é muito combatida, falando que o agricultor é o culpado dos problemas que são do dia a dia da população”, explica.


O agricultor alemão, Philipp Hoff, contou sobre sua percepção após conhecer a agricultura brasileira de perto. “O agricultor aqui é extremamente profissional, respeita o meio ambiente e tem muito futuro. Em função da possibilidade de os agricultores, poderem plantar duas culturas ao ano, até três culturas ao ano, em termos de competitividade, o Brasil, está muito à frente da Alemanha”, destaca.


Mesaque Kecot Veres, presidente do Sindicato Rural de Irati, destacou a relevância dessa visita para a agricultura de Irati e região. “É muito importante porque a nossa região é formada por imigrantes, principalmente, de origem europeia. Então, é uma troca de experiência muito positiva, eles vêm para aprender e com essa troca, a gente também se percebe como que está a nossa região e aprende também com a visita deles”.


O secretário de Agricultura e Presidente do Sindicato Rural de Rio Azul, Airton Rigo Moretto, falou sobre a visita ao município. “A programação incluiu uma reunião com os produtores de hortifrutigranjeiros aqui de Rio Azul, para conhecer e trocar informações sobre o que eles estão achando do nosso local, do nosso município, da nossa forma de produzir, da nossa forma de trabalhar com a terra e da nossa forma de preservar o meio ambiente”, conta.


Elvis Martins, diretor do Supermercado Martins, comentou sobre como foi recepcionar os agricultores da Alemanha. “Para nós é uma experiência gratificante, estarmos podendo realizar um intercâmbio de conhecimento, junto com alguns produtores locais da nossa região, que hoje são fornecedores do Martins, uma empresa que está de portas abertas para qualquer tipo de iniciativa nesse segmento que vise o fortalecimento da nossa região”, ressalta.


A vice-prefeita eleita de Irati, Larissa Mazepa, que acompanhou a chegada deles, também comentou sobre a relevância desse compartilhamento de experiências. “Eles vêm aqui para conhecer a nossa cultura, o que que a gente produz aqui, como a gente produz e fazer essa troca de experiência. Isso só enriquece tanto a agricultura familiar aqui em nossa cidade, como também abre a mente dos nossos agricultores para diversificar cada vez mais a nossa agricultura”, disse.

Fonte/matéria: Leandro Bianco

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Acidente entre carros causa lentidão no Centro de União da Vitória

Publicado

em

(Foto: Assis, o repórter).

Um acidente de trânsito provocou lentidão no tráfego no Centro de União da Vitória no cruzamento das ruas Professora Amazília e Professor Cleto registrado por volta das 11h50min desta quinta-feira (12).

De acordo com as informações apuradas no local, o acidente envolveu um Chevrolet Onix branco, com placas no padrão Mercosul, e um Hyundai HB20 vermelho, emplacado em União da Vitória.

No momento da batida, chovia na região. Além disso, por se tratar de horário de maior movimento, o fluxo de veículos que já costuma ser intenso naquele ponto ficou ainda mais lento.

Após o impacto, os dois automóveis permaneceram sobre a pista e ocuparam parte da via, o que contribuiu para a formação de filas até a retirada dos veículos.

Apesar dos danos materiais registrados nos carros, ninguém ficou ferido. Uma equipe da Polícia Militar esteve no local para atender a ocorrência e realizar o registro do boletim.

Continue Lendo

Regional

Jovens ficam feridos após capotamento em acesso a Irineópolis

Publicado

em

Divulgação Bombeiros

Um acidente de trânsito do tipo saída de pista seguida de capotamento na rodovia SC-460 de acesso principal ao município de Irineópolis foi registrada por volta das 18h09min desta quarta-feira (11), mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar.

As guarnições foram acionadas via COBOM e, ao chegarem no local, encontraram um veículo Fiat Palio de cor preta capotado fora da pista de rolamento. Duas pessoas foram socorridas pelas equipes de emergência.

Uma jovem de 18 anos, que foi encontrada caminhando pela cena do acidente. Ela apresentava escoriações no braço esquerdo e no rosto, na região da orelha. Após os primeiros socorros, foi levada ao hospital local para avaliação. O condutor de 19 anos um jovem, que estava caído de costas (decúbito dorsal), consciente e orientado. Ele relatava dores intensas no ombro direito e na região do tórax.

Seguindo os protocolos de Atendimento Pré-Hospitalar, o jovem foi imobilizado e transportado pela equipe de resgate ao Hospital São Braz, em Porto União, para exames detalhados.

A Polícia Rodoviária foi informada sobre o ocorrido para realizar os levantamentos necessários e a retirada do veículo do local.

Divulgação Bombeiros

Continue Lendo

Regional

Moradora de Inácio Martins cai em golpe após criminoso se passar por filho no WhatsApp

Publicado

em

Uma moradora do município de Inácio Martins procurou a Polícia Militar após cair em um golpe de estelionato aplicado por meio do aplicativo WhatsApp. A ocorrência foi registrada por volta das 17 horas desta terça-feira (10), no bairro Cortume.

De acordo com informações repassadas à Polícia Militar do Paraná, a vítima relatou que recebeu mensagens de um número desconhecido que utilizava a foto de perfil de seu filho. Durante a conversa, o autor solicitou que fossem realizadas transferências via Pix, alegando necessidade urgente de dinheiro.

Acreditando estar conversando com o familiar, a mulher acabou realizando algumas transferências bancárias. No entanto, pouco tempo depois, ela foi alertada por sua filha de que se tratava de um golpe.

Ao perceber a situação, a vítima procurou imediatamente sua agência bancária para contestar as transações e foi orientada sobre os procedimentos necessários para tentar recuperar os valores. Posteriormente, ela procurou a Polícia Militar para o registro do boletim de ocorrência.

A polícia orienta a população para que redobre a atenção diante de mensagens solicitando dinheiro, especialmente quando enviadas por números desconhecidos. Em casos de dúvida, a recomendação é entrar em contato diretamente com o familiar por outro número ou realizar uma ligação antes de efetuar qualquer transferência.

Informações da 8ª CIA da Policia Militar/ Colaboração: Repórter Kiko de Oliveira

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas