Frente fria provoca chuvas intensas e temporais no Paraná; acumulados podem ultrapassar 200mm em diversas regiões até terça-feira (10).
Alerta para chuvas intensas e risco de enchentes no fim de semana para o Sul do país
Os estados do Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul enfrentam uma previsão preocupante para o próximo final de semana, com chuvas intensas previstas entre 6 e 10 de dezembro, especialmente no sábado e domingo (07 e 08). Segundo modelos meteorológicos, o volume de precipitação pode provocar alagamentos e enchentes em diversas áreas.
As regiões mais críticas são: Vale do Rio Iguaçu, Vale do Rio Uruguai, Vale do Rio do Peixe e Vale do Rio Itajaí.
O Paraná enfrenta um período de alerta para temporais e chuvas volumosas nos próximos dias. O destaque está nos elevados volumes de chuva, principalmente na faixa sul do estado, onde os acumulados podem superar 200mm até a próxima terça-feira, 10 de dezembro de 2024.
Alerta para temporais nesta sexta-feira (06)
Nesta sexta-feira, o forte transporte de umidade da faixa norte intensifica a chuva sobre o estado. Além disso, o deslocamento lento de uma frente fria sobre o Paraná, elevará os volumes de chuva ao longo dos próximos dias. O alerta principal de temporais é para as regiões oeste, sudoeste, centro-sul e sudeste do Paraná. Para as regiões centro-ocidental, noroeste, Norte Pioneiro, centro-oriental e Região Metropolitana de Curitiba, a chuva chega com moderada a forte intensidade.
Os ventos, também sopram com intensidade nesta sexta-feira. Para áreas em amarelo no mapa as rajadas de vento sopram entre 51 e 70 km/h incluindo Região Metropolitana de Curitiba. Para as regiões centro-ocidental, noroeste, Norte Pioneiro, centro-oriental, as rajadas de vento variaram entre 40 e 50 km/h.
Figura 2- Mapa de ventos para esta sexta-feira 06 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo
Acumulados significativos até terça-feira (10)
A chuva persistente, provocada pelo deslocamento lento da frente fria, resultará em acumulados significativos em várias regiões do estado.
Destaques por região:
Regiões oeste, centro-sul, sudoeste, centro ocidental, sudeste e Metropolitana de Curitiba: Os acumulados de chuva podem superar 200mm, representando risco elevado de alagamentos e enxurradas.
Regiões em roxo no mapa (principalmente sudoeste, centro-sul, sudeste): Nesses locais, os acumulados podem ultrapassar 300mm, intensificando ainda mais os riscos de deslizamentos e enchentes.
Demais regiões do estado: Acumulados menores, mas ainda significativos, com volumes que podem variar entre 50 e 150mm.
Figura 3- Mapa de acumulados entre 6 de dezembro de 2024 de 10 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo
Impactos e recomendações
O período prolongado de chuva exige atenção redobrada, especialmente nas áreas mais afetadas. A Defesa Civil recomenda:
Evitar áreas de risco, como encostas e regiões baixas sujeitas a alagamentos;
Acompanhar os alertas meteorológicos e seguir as orientações das autoridades locais;
Evitar deslocamentos desnecessários em áreas alagadas ou durante temporais;
Manter-se longe de árvores e redes elétricas durante rajadas de vento.
Na última terça-feira, dia 10, a equipe da 10ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Mallet marcou presença na 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, realizada no município de Paulo Frontin.
O evento reuniu autoridades municipais, representantes da educação, saúde, assistência social e membros da sociedade civil, com o objetivo de debater e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à garantia e promoção dos direitos das mulheres.
Durante a conferência, os participantes discutiram temas relevantes relacionados à igualdade de gênero, enfrentamento da violência contra a mulher e fortalecimento das redes de apoio.
A presença da equipe da 10ª DRP reforçou o comprometimento das forças de segurança pública com as causas femininas e o trabalho conjunto na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O encontro também destacou a importância da integração entre os diversos setores da sociedade no combate à desigualdade e à violência de gênero, buscando soluções efetivas e ações concretas que possam refletir no dia a dia das mulheres de Paulo Frontin e região.
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher representa um importante passo na formulação de políticas públicas sensíveis às necessidades femininas, promovendo o diálogo e o fortalecimento das ações em prol da defesa dos direitos humanos e da cidadania.
Um tombamento de caminhão foi registrado no km 467 da PR- 170, no trecho entre Pinhão e Bituruna foi registrado por volta das 11h50min desta quinta-feira (12).
O veículo envolvido, um caminhão Scania P 310 com placas de Campo Grande (MS), ao atingir a área de escape da Serra da Ferradura, o condutor perdeu o controle da direção, resultando no tombamento do veículo. O motorista, de 30 anos, não sofreu ferimentos.
A ocorrência foi atendida pelas equipes do Posto de Bombeiros de Pinhão e da Delegacia de Polícia Rodoviária Estadual que atende a região.
O trecho é conhecido por sua complexidade e já registrou outros acidentes semelhantes, reforçando a importância da atenção redobrada por parte dos motoristas, especialmente em áreas de serra.
Um acidente de trânsito foi registrado na BR-153, na localidade de Riozinho de Baixo em Rebouças por volta das 16h40min desta quarta-feira (11).
Segundo informações da vítima, o acidente foi causado após um veículo que seguia na mesma direção realizar uma manobra brusca, fechando a passagem. Para evitar a colisão, o condutor perdeu o controle e saiu da pista.
O carro envolvido no incidente que teria provocado o acidente deixou o local antes da chegada das autoridades. A vítima, que apresentava dores nas costas e na cabeça, foi socorrida por uma ambulância da Brigada Comunitária de Rebouças e encaminhada ao hospital para avaliação médica.
O trânsito na região ficou parcialmente lento durante o atendimento, mas já foi normalizado.
Informações e foto da Brigada Comunitária / Alvorada