Na tarde de segunda-feira (20), por volta das 18h05, a Polícia Militar de São Mateus do Sul recebeu uma denúncia informando que um homem estaria em posse de uma arma de fogo no Centro da cidade.
Durante patrulhamento pela região, os policiais identificaram um suspeito chegando à sua residência. Ele foi abordado e, ao ser questionado, confirmou possuir uma arma de fogo, que estaria guardada em seu quarto.
Diante da situação, o homem foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal para os procedimentos médicos de praxe e, posteriormente, conduzido à 3ª Subdivisão Policial (SDP), junto com a arma e munições apreendidas, para as providências legais cabíveis.
Estudantes têm até 23h59 (horário de Brasília) desta terça-feira (21) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Segundo o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC),o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro e as matrículas terão início em 27 de janeiro.
A inscrição é gratuita e pode ser feita exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior
Os classificados na chamada regular poderão realizar a matrícula até 31 de janeiro e os não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro.
Todos os candidatos que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e concorrer a vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior. Automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem nas vagas disponibilizadas em universidades e institutos federais.
Inscrição
Ao acessar o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, o candidato deve acessar a página do Sisu e clicar em “fazer inscrição”.
Depois é necessário acessar com a conta gov.br ou fazer o cadastro. Também deve confirmar os dados e preencher um formulário sobre o perfil socioeconômico para a classificação em políticas afirmativas.
Na inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de curso e confirmar. Automaticamente, o estudante será encaminhado para a tela “minha inscrição”, com todas as informações sobre opção de curso e classificação parcial.
Oferta
Nesta edição, foram ofertadas 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. O maior número de vagas foi ofertado no estado de Minas Gerais (34.049), seguido do Rio de Janeiro, (28.424); Bahia 22.889) e Paraíba (21.268).
Desse total, mais de 68 mil são para o público-alvo do Pé-de-Meia Licenciaturas, iniciativa do novo programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo governo federal e direcionado a estudantes que queiram ingressar no curso de licenciatura.
Na noite desta segunda-feira (20), por volta das 19h37, um homem foi detido por populares após cometer um roubo em um estabelecimento comercial no Centro de União da Vitória.
De acordo com informações da polícia, o suspeito entrou no estabelecimento, pulou o balcão e tomou o celular das mãos de uma funcionária, ameaçando-a de morte antes de fugir em uma bicicleta com o aparelho roubado.
A vítima acionou as autoridades enquanto funcionários e populares perseguiram o suspeito. Ele foi contido até a chegada da equipe policial.
O homem, que foi pego em flagrante, foi encaminhado à 4ª Subdivisão Policial (4ª SDP) para que as medidas cabíveis fossem tomadas.
Na manhã desta segunda-feira (20), por volta das 05h30, uma residência na localidade de Santa Rosa, no município de General Carneiro, foi alvo de um roubo violento cometido por cinco homens armados.
Segundo informações do boletim de ocorrência, duas mulheres estavam sozinhas em casa no momento da invasão. O restante dos familiares havia saído para trabalhar, quando os criminosos, utilizando armas de fogo, quebraram a janela e invadiram o imóvel.
Os assaltantes, sendo quatro deles portando revólveres e um com uma arma longa do tipo espingarda, ameaçaram as vítimas, apontando as armas para suas cabeças e exigindo informações sobre dinheiro e armas que poderiam estar na residência.
Diante da negativa das vítimas, os criminosos reviraram todos os cômodos da casa, mexendo em móveis e pertences pessoais. Após a ação, os indivíduos fugiram pelos fundos da propriedade, levando armas e uma quantia em dinheiro, cujo valor não foi divulgado.
A equipe policial foi acionada e realizou patrulhamento nas proximidades, mas os autores não foram localizados.