Local

Acadêmicos de Mallet enfrentam incertezas sobre transporte às vésperas do início das aulas

Publicado

em

Faltando apenas uma semana para o início do ano letivo, acadêmicos de Mallet enfrentam dificuldades relacionadas ao transporte para faculdades e universidades em União da Vitória e Irati. Na sexta-feira (24), uma reunião foi realizada nas dependências do Palácio 21 de Setembro para tratar do tema, expondo problemas na Associação de Acadêmicos de Mallet, Dorizon e Rio Claro do Sul, além de questões financeiras que impactam diretamente o serviço.

A principal dificuldade está na irregularidade do estatuto da associação, que resultou na invalidação da eleição realizada em 2024. Além disso, por se tratar de uma entidade filantrópica, o repasse da prefeitura referente ao subsídio do transporte de dezembro de 2024, mesmo com o dinheiro disponível no caixa da associação, não pôde ser efetivado, retornando aos cofres públicos.
Para regularizar a situação, uma nova eleição será organizada ainda este ano.

Promessas de campanha e limitações do orçamento

Durante o período eleitoral, o prefeito Pedro Kowalczyk (União) prometeu transporte universitário gratuito, com 100% do subsídio pago pela prefeitura. Contudo, ele informou que o orçamento municipal, aprovado em julho de 2024, não prevê recursos para essa cobertura integral em 2025. Segundo Kowalczyk, a Lei Orçamentária Anual (LOA), elaborada pelo Executivo, define como os recursos do município devem ser aplicados e não permite alterações significativas neste momento.

Na reunião, os vereadores Sérgio Gryczak (Podemos) e Cristiano Perepelicia (União) comentaram a situação. Gryczak destacou que promessas de campanha só podem ser cumpridas com orçamentos elaborados pela nova gestão, o que ocorrerá a partir de 2026. Gryczak destacou que:

“Todos os candidatos que prometem em período eleitoral no seu plano de governo, somente poderão cumprir no ano seguinte do seu primeiro ano de mandato. O prefeito municipal eleito não sabe como está o orçamento do município, somente após o início do seu mandato. Ou seja, a próxima LOA que será votada, essa sim será programada pela administração atual, para os próximos 3 anos. E, sem dúvida, essa promessa de 100% foi feita, e eu e o vereador Cristiano vamos defender, vamos brigar para que, a partir do ano que vem, com um orçamento da atual administração, seja sim dado os 100% para os acadêmicos.”

Já Cristiano Perepelicia adotou um tom mais pragmático, ressaltando que o aumento de 28,5% no subsídio para o transporte universitário em 2025 já é significativo.

“Não importa o que os prefeitos anteriores fizeram. Afinal, de algum lugar faltou para tirar para os acadêmicos, e frisou que 28,5% já está bom de aumento de subsídio para o transporte deste ano. Se o prefeito X ou Y repassou 100%, em algum lugar faltou. Porque dinheiro não escorre de cachoeira. E é uma escolha de você, estudante. Você depende de transitar por uma rua boa, depende de uma saúde. Então, é uma questão de se repensar: será que eu tenho direito? Vou brigar por 100% do transporte? E as outras coisas que fiquem a ver navios? Então, é só uma colocação. Tem que parar um pouco e pensar na vida, e 28,5% no primeiro ano é de se pensar que já é um valor louvável.”

Críticas e insatisfação entre os acadêmicos

Os estudantes, no entanto, veem a situação com indignação. Muitos consideram que a promessa de transporte gratuito foi um incentivo determinante para ingressarem no ensino superior e esperam que os compromissos assumidos em campanha sejam cumpridos. Alguns também criticaram a fala do vereador Cristiano, que mencionou que “dinheiro não escorre de cachoeira”.

Os acadêmicos também apontaram incoerências na gestão dos recursos públicos. Eles relembraram que, no ano passado, os vereadores aprovaram aumentos salariais da mesma porcentagem indicada para o subsídio do transporte, além de outros cargos públicos, como o prefeito, o vice-prefeito e os secretários.
Além disso, nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Mallet, será votado, a pedido do Poder Executivo, um aumento de 55% no salário do procurador do município. Ou seja, de algum lugar vai faltar.

Próximos passos

A situação permanece indefinida. Os acadêmicos aguardam a realização de uma nova eleição para a associação, além de soluções imediatas para garantir o transporte no início das aulas. Enquanto isso, a Câmara Municipal e a Prefeitura continuam sendo alvo de cobranças por parte dos estudantes, que exigem respostas concretas.

A votação marcada para esta segunda-feira promete gerar mais discussões sobre a gestão dos recursos públicos em Mallet, aumentando ainda mais a pressão sobre o Executivo e o Legislativo municipal.

Clique para comentar

As mais Lidas

Sair da versão mobile