O anúncio do aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis levou motoristas de Mallet a correrem para os postos de abastecimento nestes últimos dias.
A movimentação intensa foi impulsionada por informações de que o reajuste poderia ser ainda maior do que o inicialmente previsto.
Com a alta demanda, alguns postos enfrentaram dificuldades no fornecimento.
O Auto Posto Zaions, um dos estabelecimentos afetados, teve seu estoque esgotado. O proprietário, Gustavo Zaions, afirmou que a situação deve se normalizar até o final da tarde. “Tivemos falta de gasolina e diesel, mas até o fim do dia estaremos reabastecidos e ainda para hoje dia 31 de janeiro com o preço antigo disponível para nossos clientes”, declarou em entrevista à Studio W.
A partir deste sábado (1º), entra em vigor o novo reajuste do ICMS, aprovado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no final de 2024. Com a mudança, a alíquota cobrada sobre os combustíveis será elevada em R$ 0,10 por litro para gasolina e etanol, e R$ 0,06 para diesel e biodiesel.
A elevação do tributo tem gerado preocupação no preço final dos combustíveis, pois consequentemente, o custo de vida da população sempre aumenta também em todos os setores.