Conecte-se conosco

Policial

Não perca sua criança na folia: PCPR orienta sobre os cuidados com os pequenos no Carnaval

Publicado

em

Foto: Gabrielle Sversut/ Sesp

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta pais e responsáveis sobre os principais cuidados que devem ser adotados com as crianças durante o período do Carnaval. Com o aumento da circulação de pessoas, especialmente no Litoral, é necessário redobrar a atenção para mantê-las em segurança.

Durante os festejos de Carnaval, uma das primeiras medidas a serem adotadas é o uso da pulseirinha de identificação contendo o nome e o telefone de contato dos responsáveis. A pulseirinha pode ser retirada gratuitamente nas delegacias da PCPR, na Delegacia Móvel ou com as demais forças de segurança.

A delegada Patrícia Nobre Paz, do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), orienta também que os pais devem redobrar a atenção em locais com grande aglomeração de pessoas. A dica é manter as crianças e adolescentes sob seu campo de visão todo o tempo.

“Em locais com muita gente, nunca perca seu filho de vista. Defina um ponto de encontro caso vocês se separem. E se, por algum motivo, ele se perder, procure imediatamente a polícia ou um posto de segurança, como as delegacias da PCPR”, afirma.

Não é necessário aguardar 24 horas caso se perceba que a criança ou o adolescente tenha sumido. A partir do momento que o menor não foi localizado, os pais devem procurar a delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência. Esse registro é o ponto de partida para as buscas.

Outro cuidado importante é com o uso de transportes por aplicativo. Os pais nunca devem permitir que a criança se desloque sozinha ou com desconhecidos. Também é essencial orientar sobre o perigo de dar confiança a estranhos e ter atenção redobrada aos conteúdos consumidos na internet.

Para quem encontrar alguma criança perdida nas aglomerações do Carnaval, a orientação é acalmá-la e informar imediatamente a autoridade policial mais próxima para que ela possa ser devolvida à família.

“Além disso, máxima vigilância para prevenir abusos e exploração de menores. Se perceber algo suspeito, não hesite em denunciar às forças policiais. O Carnaval é para se divertir, mas com segurança e responsabilidade. Fique atento e proteja nossas crianças e adolescentes”, afirma a delegada.

DENÚNCIAS – Quem tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar. A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181 do Disque Denúncia.

Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em São Mateus do Sul

Publicado

em

A equipe de Patrulha Rural da Polícia Militar de São Mateus do Sul cumpriu um mandado de prisão na localidade de Faxinal dos Ilhéus por volta das 17 horas dessa terça-feira (10).

O mandado, expedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, era referente a pena por crime de furto.

O suspeito foi localizado na área externa de sua residência na zona rural, em seguida, ele foi encaminhado à carceragem da Polícia Penal para cumprimento da pena.

A ação reforça a atuação da polícia na execução de mandados judiciais e na manutenção da ordem pública.

Continue Lendo

Policial

Polícia Militar de União da Vitória apreende carga de fios elétricos avaliada em mais de R$ 10 mil e prende duas mulheres na BR-153

Publicado

em

Após troca de informações entre forças de segurança, uma equipe da Polícia Militar de União da Vitória abordou um veículo suspeito na rodovia BR-153 por volta das 10h30min dessa terça-feira (10). O automóvel era ocupado por duas mulheres.

Durante a abordagem, foi constatado que havia diversos rolos de fios elétricos no banco traseiro. Questionadas sobre a origem do material, as ocupantes informaram que haviam adquirido os produtos por um valor muito abaixo do mercado e que fariam o transporte até outra cidade.

A carga, avaliada em mais de R$ 10 mil, não possuía nenhuma comprovação de origem. Diante da situação e da suspeita de ligação com furtos recentes de fios elétricos na região, as duas mulheres foram presas.

O veículo, celulares e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia para as providências da Polícia Judiciária.

Continue Lendo

Policial

Polícia Militar recupera TV e Notebook Furtados de Instituição em General Carneiro

Publicado

em


A equipe da Polícia Militar foi acionada pelo CRAS de General Carneiro após a ocorrência de um furto qualificado nas dependências da instituição no bairro São João por volta das 12 horas dessa terça-feira (10).

Câmeras de segurança mostraram um indivíduo arrombando portas e subtraindo diversos itens, incluindo televisão, notebook, cesta básica, facas e um kit gestação.

Durante diligências, o suspeito foi localizado em uma área de mata, resistiu à prisão e precisou ser contido com técnicas de imobilização. O suspeito indicou o local onde havia ocultado os objetos subtraídos, que foram recuperados.

Diante da situação o masculino foi conduzido e entregue à Delegacia de Policia para as providências legais.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas