Nos últimos dias, os moradores do Bairro Eldorado, em Mallet, têm enfrentado sérios problemas no abastecimento de água.
Além da frequente falta do serviço, a população também reclama da baixa pressão nas torneiras, o que tem dificultado as atividades diárias.
Segundo os relatos da comunidade, os cortes ocorrem regularmente aos sábados e quartas-feiras, e agora passaram a acontecer também em dias aleatórios.
Quando a água retorna, é próximo das 23h, forçando os moradores a aguardarem até tarde da noite para realizarem tarefas essenciais, como tomar banho e cozinhar. “Cansamos de abrir chamados para a Sanepar e reclamar, mas nada se resolve. É o bairro todo! São muitas pessoas! Está desanimador!”, desabafou um morador a Reportagem do W Notícias.
Diante das reclamações, procuramos a Sanepar para esclarecer a situação. O gerente regional da empresa em União da Vitória, Antônio Marcos Vieira, explicou que a escassez no fornecimento tem relação com o aumento do consumo de água na cidade de Mallet. Segundo ele, nos últimos dias, houve um crescimento de aproximadamente 19% na demanda, resultado da elevação da temperatura média em 4ºC.
Questionado sobre o risco de novos cortes no fornecimento, Vieira afirmou que, até o momento, os reservatórios estão cheios e a empresa segue monitorando a produção e distribuição para evitar desabastecimento.
Para solucionar o problema de forma definitiva, está prevista a abertura das propostas de licitação no dia 1º de abril de 2025 para melhorias na infraestrutura de distribuição de água potável em Mallet. As obras terão um prazo de execução estimado de 510 dias e incluem, no mesmo lote, a interligação do distrito de Dorizon ao sistema da sede do município.
Enquanto as melhorias não chegam, a população do Bairro Eldorado segue enfrentando dificuldades e cobrando soluções mais imediatas para o abastecimento de água.