Neste sábado (5), três ocorrências distintas de porte ilegal de arma de fogo foram registradas pelo 27º Batalhão da Polícia Militar em municípios da região sul do Paraná. As prisões aconteceram nas cidades de São Mateus do Sul, União da Vitória e São João do Triunfo.
Homem é flagrado com espingarda durante patrulha rural em São Mateus do Sul
A primeira ocorrência foi registrada na localidade do Caitá, em São Mateus do Sul. Durante patrulhamento da Patrulha Rural, policiais avistaram diversos cães da raça “americano”, frequentemente usados em caças ilegais de animais silvestres. A equipe desembarcou e adentrou uma área de mata, onde abordou um homem montado a cavalo.
Durante revista pessoal, os policiais encontraram quatro munições de calibre 12 no bolso do suspeito, que confessou ter deixado uma espingarda calibre 12 escondida na mata. A arma foi localizada e o homem recebeu voz de prisão, sendo conduzido à 3ª Subdivisão Policial para os procedimentos cabíveis. Os animais, incluindo o cavalo e os cães, foram deixados sob os cuidados da família do detido.
Espingarda sem numeração é apreendida após manobra perigosa em União da Vitória
Por volta das 15h, na localidade do Rio Vermelho, em União da Vitória, outra equipe da Polícia Militar abordou um veículo que realizava manobras perigosas, colocando em risco a segurança no trânsito e quase colidindo com a viatura policial.
Durante a abordagem e revista do veículo, os policiais encontraram uma espingarda sem numeração aparente, além de um cartucho intacto. A verificação nos sistemas da PM revelou que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que o veículo apresentava pendências documentais. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à 4ª Subdivisão Policial. O veículo foi recolhido ao pátio do 27º BPM.
Suspeito foge para mata com espingarda em São João do Triunfo
A terceira ocorrência ocorreu às 16h, na Estrada Rural Fundão, em São João do Triunfo. Durante patrulhamento, a equipe policial avistou um indivíduo caminhando com uma espingarda. Ao notar a presença da viatura, ele correu em direção à mata, iniciando uma tentativa de fuga.
A equipe iniciou buscas e localizou o suspeito ainda próximo da arma, uma espingarda calibre 32 aparentemente sem marca. Com ele, foram apreendidas também uma munição intacta no cano e outras cinco munições em uma bolsa. O homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
As três ocorrências reforçam o trabalho contínuo do 27º BPM (Batalhão da Polícia Militar) no combate ao porte ilegal de armas de fogo na região.