Candidatos devem justificar ausência no Enem 2024 e solicitar isenção até 23h59; resultado será divulgado em 12 de maio
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 termina às 23h59 desta sexta-feira (2), conforme horário de Brasília. A data foi prorrogada pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 25 de abril.
Os pedidos devem ser enviados exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante, com acesso via login na plataforma Gov.br.
O mesmo prazo vale para quem teve isenção no Enem 2024, mas não compareceu aos dias de prova e deseja participar gratuitamente novamente. Nesse caso, é obrigatório apresentar a justificativa de ausência, também pela Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, reforça que a justificativa precisa estar relacionada aos dias oficiais de aplicação da prova — 3 e 10 de novembro de 2024 — ou às datas de reaplicação, em 10 e 11 de dezembro do mesmo ano.
Quem pode pedir isenção
De acordo com o MEC, têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 os seguintes grupos:
Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública em 2025;
Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares;
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
Participantes do programa federal Pé-de-Meia.
Justificativas aceitas para ausência no Enem 2024
Para obter nova isenção, os candidatos ausentes no Enem 2024 devem apresentar uma justificativa válida. Entre os motivos aceitos pelo Inep estão:
Assalto ou furto;
Acidente de trânsito;
Falecimento de familiar;
Maternidade ou paternidade;
Mudança de domicílio para acompanhar familiar;
Privação de liberdade;
Emergência médica ou odontológica (internação ou repouso);
Compromissos profissionais ou escolares.
Cronograma da isenção
O resultado da análise das justificativas de ausência e dos pedidos de isenção será divulgado em 12 de maio. Candidatos que tiverem a solicitação negada poderão apresentar recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final sairá em 22 de maio.
Mesmo com a isenção aprovada, o candidato deverá realizar a inscrição para o Enem 2025 dentro do prazo que será informado em edital futuro. Caso o pedido de isenção seja negado e o candidato não entre com recurso, será necessário pagar a taxa de inscrição — cujo valor ainda não foi definido, mas que foi de R$ 85 em 2024.
Na edição passada, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos foram isentos do pagamento da taxa.