O Vaticano anunciou hoje quinta-feira dia 08 de maio de 2025, a eleição de um novo papa:
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV.
A fumaça branca surgiu às 13h07 (horário de Brasília), após a quarta votação do conclave, sinalizando que os 133 cardeais chegaram a um consenso sobre o sucessor de Francisco
Leão XIV, de 69 anos, é o primeiro papa dos Estados Unidos na história da Igreja Católica.
Nascido em Chicago, ele é conhecido por sua abordagem pastoral moderada e por sua experiência internacional, tendo sido próximo do papa Francisco
Após a eleição, o novo pontífice foi conduzido à “Sala das Lágrimas”, onde vestiu a batina branca e escolheu seu nome papal. Em seguida, apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a tradicional bênção “urbi et orbi”, sendo recebido por uma multidão emocionada na Praça de São Pedro A eleição de Leão XIV ocorre após o falecimento do papa Francisco em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, devido a um AVC.
“O novo papa herda desafios significativos, como promover a inclusão na Igreja e combater a corrupção, continuando o legado de abertura e compromisso social de seu predecessor“