Os dados mais recentes do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Paraná segue sendo um estado majoritariamente católico. Com cerca de 6,3 milhões de fiéis, a Igreja Católica ainda representa 63% da população com mais de 10 anos no estado — acima da média nacional, que é de 56,7%.
Igreja São Miguel Arcanjo – Rito Ucraíno Católico Serra do Tigre – Mallet -PR
Mesmo com uma leve queda em relação ao Censo de 2010, quando o índice era de 70,6%, os números mostram que o catolicismo mantém forte presença no Paraná.
E dentro deste cenário, o município de Mallet, que fica na região do Centro-Sul do estado, se destaca como o mais católico do Paraná, com impressionantes 91,6% de sua população declarando-se católica, ou seja, a cada 100 pessoas moradoras do município de Mallet quase 92 são católicas.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rito Ucraíno Católico – Mallet -PR
Além de Mallet, outras cidades com alta proporção de católicos incluem Marquinho (91,3%), Enéas Marques (91,1%), Bom Sucesso do Sul (91%), Nova Prata do Iguaçu (91%) e Salto do Lontra (91%).
Por outro lado, a presença evangélica vem crescendo no estado, passando de 21,2% da população em 2010 para 26,1% em 2022. Cidades como Nova Santa Rosa, no Oeste paranaense, já têm maioria evangélica, com 58,3% de adeptos.
Paróquia São José – Rito Ucraíno Católico Distrito de Dorizon – Mallet -PR
Outro dado relevante mostra o crescimento da população que se declara sem religião: de 4,6% em 2010 para 6% em 2022.
A pesquisa do IBGE traz um panorama completo das transformações no perfil religioso do país e aponta tendências importantes também para a formulação de políticas públicas e ações sociais.
Paróquia São Pedro na área Central da Cidade de Mallet
No entanto, no cenário paranaense, Mallet reafirma sua identidade tradicional e culturalmente católica, liderando o ranking estadual com a maior proporção de fiéis à religião.
Dados do IBGE
Redação: W Notícias.
Colaboração: Portal VVale
Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Distrito de Rio Claro do Sul
Um caminhão carregado com material reciclável tombou no final da tarde desta quinta-feira, dia 22 de janeiro, na rotatória da Avenida Barão do Rio Branco, nas proximidades da Rodoviária Municipal de Mallet. O acidente ocorreu por volta das 17h45.
De acordo com as informações apuradas no local, o veículo realizava a curva da rotatória quando acabou tombando para o lado direito da via. Apesar do impacto e dos danos materiais, o motorista não sofreu ferimentos, tendo apenas um grande susto.
Logo após o acidente, funcionários da empresa responsável pela carga iniciaram a descarga do material reciclável, com o objetivo de facilitar o destombamento do caminhão e a liberação da via.
Equipes da Polícia Militar do 3º Pelotão e dos Brigadistas Comunitários atenderam rapidamente a ocorrência, uma vez que o local do acidente fica a poucos metros das sedes das duas corporações. O tráfego no trecho ficou parcialmente comprometido durante o atendimento, mas foi normalizado após os trabalhos de remoção do veículo.
As causas do tombamento não foram oficialmente divulgadas.
Um jovem de 19 anos foi encontrado morto na tarde deste domingo (18), após desaparecer nas águas do Rio Claro, na localidade do Vicinal 6 Dorizon, interior do município de Mallet, região de divisa com a cidade de Paulo Frontin.
Por volta das 16h50, os Brigadistas Comunitários de Mallet foram acionados para atender a uma ocorrência de afogamento no local. Diante da gravidade da situação, a equipe se deslocou imediatamente e comunicou o 1º Sargento Pacholok, do Corpo de Bombeiros, responsável pelos brigadistas no município.
Em razão da complexidade do local — uma área com corredeiras e cachoeiras — foi solicitada a presença da equipe do Corpo de Bombeiros de Irati, que possui equipamentos adequados para buscas aquáticas e mergulho. As buscas foram iniciadas no final da tarde.
Após um período de trabalho intenso, os bombeiros localizaram o corpo do jovem submerso nas águas do rio. A vítima, moradora da localidade de Vera Guarani em Paulo Frontin, havia desaparecido enquanto se banhava no local.
Segundo testemunhas, o jovem teria entrado no rio ao perceber que outras pessoas, incluindo uma criança, estariam se afogando. Apesar da tentativa de socorro, e mesmo com a ajuda de outros banhistas — que conseguiram retirar as demais vítimas da água — o jovem acabou se afogando e não foi possível resgatá-lo a tempo.
O Instituto Médico-Legal (IML) de Vitória foi acionado para realizar os procedimentos legais. O corpo foi identificado como Alexsandro Campos de França, de apenas 19 anos.
Participaram da ocorrência o 1º Sargento Joaquim Pacholok, do Corpo de Bombeiros, e o ADC Angelo Cornelo, ambos de Mallet, além dos bombeiros Subtenente Zarowny, Samake e Bonfim, do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Irati.
1º Sargento Pacholok reforça o alerta sobre os riscos de banho em áreas de corredeiras e cachoeiras, especialmente sem equipamentos de segurança.
Aos familiares, os nossos mais sinceros sentimentos
Redação da Studio W com informações dos Brigadistas Comunitários de Mallet/ Foto: A. C.
A Junta de Serviço Militar de Mallet (PR) divulgou um aviso convocando os jovens selecionados para a segunda inspeção de saúde do Serviço Militar Obrigatório.
A avaliação será realizada no 5º Batalhão de Engenharia de Combate (5º BEC), localizado no município de Porto União, em Santa Catarina.
De acordo com a Junta Militar, a inspeção está marcada para o dia 23 de janeiro de 2026 (sexta-feira). Para garantir o deslocamento dos convocados, será disponibilizado um ônibus, que sairá às 6h da manhã do terminal rodoviário de Mallet.
A orientação é para que todos os jovens compareçam no horário estipulado e estejam portando documento de identidade (RG) e CPF, itens obrigatórios para a realização da inspeção.
O comunicado é assinado por Rodrigo Eduardo Mryczka, Secretário da Junta Militar 166, e reforça a importância do cumprimento das etapas do processo de seleção, que integra os deveres cívicos dos cidadãos brasileiros em idade de alistamento militar.
ATENÇÃO !!! A Junta Militar de Mallet destaca que o não comparecimento sem justificativa pode acarretar pendências junto ao serviço militar.
Redação da Studio W – Informações Junta do Serviço Militar de Mallet