Uma fiscalização ambiental realizada por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental resultou na autuação de um proprietário rural por desmatamento ilegal no município de Antônio Olinto.
A ação ocorreu na última sexta-feira (7), na comunidade de Água Vermelha, após a identificação de possíveis irregularidades por meio de imagens de satélite.
De acordo com a Polícia Ambiental, a vistoria foi motivada por informações do setor de georreferenciamento, que apontavam indícios de supressão de vegetação nativa. No local, os policiais constataram o desmate de 1,74 hectare de mata nativa, realizado sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.
Como consequência da infração, o proprietário foi autuado em R$ 14.000,00. A área desmatada foi embargada, medida que impede qualquer tipo de intervenção ou uso futuro, a fim de evitar novos danos ambientais. Além da penalidade administrativa, o responsável deverá responder criminalmente pelo crime ambiental.
A Polícia Militar Ambiental reforça que o uso de tecnologias como imagens de satélite tem sido fundamental para identificar e coibir infrações ambientais, mesmo em áreas de difícil acesso.