Conecte-se conosco

Local

ALERTA ! Aumentam os casos de gripe e síndromes respiratórias em Mallet e região; Setor Epidemiológico emite alerta

Publicado

em

Mesmo com o aumento das infecções respiratórias, grande parte do público-alvo ainda não buscou a vacina para se proteger

A Secretaria Municipal de Saúde de Mallet divulgou, nesta semana, novos dados sobre o monitoramento da Influenza e de outras síndromes respiratórias. 

Segundo o boletim atualizado nesta sexta-feira 13 de junho de 2025, o município já registrou 36 coletas de amostras para investigação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com a confirmação de 3 casos de Influenza A (H1N1), 4 de Rinovírus, 1 de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e infelizmente 2 óbitos foram registrados relacionados a complicações respiratórias.

Os números locais acompanham o aumento de casos registrado na 4ª Regional de Saúde, que abrange nove municípios da região (Mallet, Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares).

 De acordo com o boletim regional, já foram contabilizadas 1.016 pessoas com sintomas gripais moderados a graves que realizaram exames.

Desses, 48 foram positivos para Influenza A, 7 para Influenza B e 144 casos confirmados de outros vírus respiratórios, como VSR, adenovírus e rinovírus.

O número de internações também preocupa: são 24 adultos internados em leitos clínicos, 3 crianças em leitos pediátricos e 7 pacientes adultos em unidades de terapia intensiva (UTI). Ao todo, a região já registrou 27 óbitos causados por infecções respiratórias neste ano.

Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Mallet

Cobertura vacinal ainda abaixo da meta

Um dos principais fatores de preocupação apontados pela Vigilância Epidemiológica é a baixa cobertura vacinal contra a Influenza.

Segundo a enfermeira Franciely Mikos Kovalski, responsável pelo Setor Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mallet, a procura pela vacina contra a Influenza tem sido considerada muito baixa. No município, a cobertura vacinal está bem aquém da meta, com menos da metade do público-alvo imunizado. A média na 4ª Regional de Saúde, que abrange Mallet e outros municípios da região, também preocupa: apenas 51,17% da população prioritária foi vacinada, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% para idosos, gestantes e crianças de até 6 anos.

Em Mallet, até o dia 11 de junho, apenas 48,98% do público-alvo havia recebido a vacina, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% para grupos prioritários como idosos, gestantes e crianças pequenas.“, destacou a enfermeira Fran a reportagem da Studio W.

Foto Arquivos Studio W

Boletim da 4ª Regional de Saúde

Estado de Alerta e medidas preventivas

Diante do cenário, o Governo do Paraná declarou, “Estado de Alerta em Saúde Pública” para enfrentamento da SRAG desde o início de junho. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Mallet reforça a importância das medidas de prevenção, principalmente durante os meses de outono e inverno, quando há maior circulação dos vírus respiratórios.

Entre as recomendações estão: intensificar a vacinação, higienizar frequentemente as mãos, evitar contato com pessoas com sintomas gripais, manter ambientes ventilados e, no caso de crianças com sintomas respiratórios, evitar o envio para creches e escolas.

A população também é orientada a buscar atendimento médico diante de sintomas como febre, dor de garganta, tosse, calafrios, dor de cabeça, coriza e mal-estar.

A Vigilância Epidemiológica de Mallet continua monitorando a situação e pede a colaboração de toda a comunidade no cumprimento das medidas preventivas e na adesão à vacinação.

FONTE:

Setor Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mallet

Redaçâo: W NOTÍCIAS/Studio W TV

VEJA A NOTA ORIENTATIVA EMITIDA PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE MALLET

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Local

Polícia Militar atende ocorrência de lesão corporal em Mallet

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira dia 29 de outubro, por volta das 16:15 horas a Polícia Militar do 3º Pelotão Cabo Abrão Kanclarovicz de Mallet, foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal envolvendo um enteado e seu padrasto no Distrito de Dorizon.

Segundo informações, o filho teria desferido um golpe de faca contra o padrasto, atingindo sua cabeça.

Durante o deslocamento da equipe, a Polícia Civil também comunicou que a mãe da família teria sido ameaçada pelo companheiro, que afirmou que iria matá-la e ainda teria feito ameaças ao seu filho.

De acordo com o relato, após as ameaças, o homem teria pegado um facão e ido até o interior do município, onde o enteado trabalhava na colheita de erva-mate.

No local, os policiais encontraram o padrasto o qual relatou que ao chegar teve um desentendimento e acabaram se desentendendo e entraram em vias de fato, momento em que o padrasto acabou ferido com um corte profundo na cabeça.

Após o ataque, o enteado teria fugido em um caminhão, levando consigo a chave do veículo do padrasto, tomando rumo ignorado.

A vítima recebeu atendimento médico sendo encaminhada ao hospital São Pedro para tratamento do ferimento.

Sendo assim o caso foi entregue à 10ª DRP, Delegacia Regional da Polícia Civil de Mallet, que segue com as investigações e os procedimentos cabíveis.

INFORMAÇÕES: REDAÇÃO DA STUDIO W

Continue Lendo

Local

Motociclista sem habilitação colide contra viatura policial no centro de Mallet

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (30), por volta das 11h05, um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Rua Tiradentes com a Avenida João Pessoa, na área central de Mallet.

Durante patrulhamento ostensivo, a equipe do 3º Pelotão da Polícia Militar Cabo Abrão Kanclarovicz seguia pela Rua Tiradentes e ao parar na via preferencial foi surpreendida por uma motocicleta que trafegava em alta velocidade e de forma imprudente. O condutor perdeu o controle da direção e colidiu contra a porta traseira da lateral esquerda da viatura policial Triton L200.

Com o impacto, o motociclista sofreu ferimentos leves e foi atendido pelos brigadistas comunitários, sendo encaminhado ao Hospital São Pedro. De acordo com os socorristas, ele não apresentava lesões graves.

A equipe da Polícia Militar de Paulo Frontin ficou responsável pelos procedimentos da lavratura do Boletim de Ocorrência.

Após consulta ao sistema, os policiais constataram que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), configurando infração penal prevista no artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro, que trata da condução de veículo sem habilitação. O teste do etilômetro foi realizado em ambos os motoristas e resultou em 0,00 mg/l.

A reportagem do W Notícias apurou ainda que a motocicleta envolvida apresentava diversas irregularidades: não possuía retrovisores, freio dianteiro, setas e placa. O veículo, que já estava baixado no Detran desde 2012, foi recolhido ao pátio da Polícia Militar.

ASSISTA AS IMAGENS GERADAS POR CÂMERA DE SEGURANÇA DO MOMENTO DO IMPACTO

Diante da situação, o delegado responsável orientou pela lavratura de um Termo Circunstanciado de Infração Penal contra o condutor, que foi responsabilizado pelo acidente e liberado após os procedimentos cabíveis.

INFORMAÇÕES: REDAÇÃO DA STUDIO W

Continue Lendo

Local

Brigadistas de Mallet atendem acidente e incêndio em um fim de semana movimentado

Publicado

em

O final de semana foi de intensa atuação para a equipe de brigadistas comunitários de Mallet. Duas ocorrências distintas mobilizaram os profissionais no sábado, 27 de setembro.

A primeira chamada aconteceu por volta das 16h50, quando um Fiat com placas de Mallet, colidiu contra um barranco na Colônia Três, sentido Rio Claro. Uma mulher de 33 anos, que estava no veículo, sofreu um corte contuso no braço. Ela recebeu atendimento no local e foi encaminhada pela ambulância de plantão ao Hospital São Pedro de Mallet.

Horas depois, às 19h45, a equipe foi novamente acionada, desta vez para o Bairro Vila Caroline, nas proximidades da Avenida dos Trabalhadores. No local, os brigadistas combateram um incêndio em uma vegetação de um lote baldio próximo a uma residência. O fogo foi controlado e maiores danos foram evitados.

As duas ocorrências reforçam a importância do trabalho dos brigadistas comunitários, que atuam com agilidade e dedicação para garantir a segurança da população.

Fonte: Brigadistas Comunitários/ Redação Studio W

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas