O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, com vigência a partir de 1º de agosto de 2025. A decisão foi comunicada por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada na rede social Truth Social.
No texto, Trump afirma que a nova alíquota é uma resposta a desequilíbrios comerciais e ao que classificou como “tratamento injusto” do Brasil em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O republicano também criticou duramente o Supremo Tribunal Federal (STF), acusando a Corte de promover censura a plataformas norte-americanas.
“A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Jair Bolsonaro é uma desgraça internacional. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente”, escreveu.
Trump também alegou que o STF tem emitido ordens de censura secretas contra empresas de tecnologia dos EUA, ameaçando-as com multas e até expulsão do mercado brasileiro.
“Em parte por esses ataques à liberdade de expressão, os EUA imporão uma tarifa de 50% sobre qualquer envio de produtos brasileiros, além de todas as tarifas setoriais”, afirmou o republicano.
A nova alíquota é a mais alta entre as anunciadas recentemente por Trump. Segundo ele, a relação comercial entre os dois países é marcada por barreiras que prejudicam os Estados Unidos e exigem medidas de correção.
Trump também sugeriu que empresas brasileiras levem sua produção para o território americano, como forma de evitar a tributação. Em caso de retaliação por parte do Brasil, o governo norte-americano promete aplicar tarifas adicionais em igual proporção.
Por fim, o presidente dos EUA informou que determinou ao representante comercial norte-americano, Jamieson Greer, que inicie uma investigação contra o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos.