Há cerca de dez dias o tempo permanece estável no Paraná. O amanhecer é gelado, dentro da normalidade do inverno. É acompanhado de neblina nas regiões da metade Sul durante a madrugada e o amanhecer, e à tarde o sol aparece, às vezes entre nuvens, mas ainda assim é capaz de elevar a temperatura máxima dia após dia. O cenário deve mudar a partir de amanhã quinta-feira (17), com a aproximação de uma frente fria e com isso, as temperaturas vão cair.
A previsão é de tempo bem instável principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Nesta quinta-feira (17) a chuva pode chegar a outras regiões do Paraná. Nas regiões da metade Sul do Estado, os temporais podem ter volumes acumulados mais significativos.
Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar explica como serão os próximos dias em nossa região.
“Após o período instável, o deslocamento desse sistema frontal para o oceano traz na sua retaguarda uma massa de ar frio que faz com que as temperaturas despenquem novamente em todas as regiões paranaenses”, diz Barbieri.
O frio mais intenso já será perceptível na noite de quinta-feira (17) nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. A diferença será grande de um dia para o outro: hoje quarta-feira (16), por exemplo, Mallet estará com temperaturas entre 11°C e 22°C, e na sexta-feira (18) os termômetros ficam entre 4°C e 18°C.
A cidade de Palmas, uma das cidades mais frias do estado, terá mínima invertida de 3°C na quinta (17), no período da noite, e apenas 1°C no amanhecer de sexta-feira (18).
Após a instabilidade, na próxima sexta-feira o sol predomina. A tarde terá temperaturas agradáveis nas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Estado, onde os termômetros ultrapassarão os 20°C. Já nas regiões Centro-Sul, Campos Gerais e Leste, as temperaturas ficam mais ou menos em torno de 14°C e 15°C à tarde.