A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, deu início a uma nova campanha para renegociação de débitos de contratos de microcrédito com parcelas em atraso com a instituição.
A nova campanha oferece descontos que podem chegar a 100% de juros e dos encargos moratórios para repactuação dos contratos, o que pode representar um desconto de até 70% do valor total da dívida.
Com a renegociação e reparcelamento da dívida é possível estender os prazos de pagamento para até 60 meses.
O objetivo é sensibilizar os empreendedores por meio de benefícios para liquidar contratos e eliminar restrições que atrapalham a busca por crédito no mercado financeiro.
“A Fomento Paraná entende as dificuldades dos pequenos negócios e por isso procura oferecer vantagens nas condições de renegociação. Dessa forma o empreendedor pode tirar o nome do Serasa e voltar a ter crédito para investir ou fazer compras a prazo”, explica o diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro.
COMO FAZER – A renegociação ou liquidação de contratos pode ser feita diretamente com os agentes de crédito, nos municípios, que estão orientados sobre os modelos de renegociação e os cálculos das dívidas. E também com a Fomento Paraná, por telefone (41 3235-7700), e-mail (cobranca@fomento.pr.gov.br) ou WhatsApp (41 9938-9215), até 12 de setembro de 2025.
É necessário que o contrato tenha, pelo menos, um pagamento (ainda que parcial) para reparcelamentos na esfera administrativa. Para contratos já ajuizados judicialmente não há exigência de pagamento mínimo.
Para contratos considerados de dificílima recuperação (atrasos superiores a 180 dias), mesmo que ainda não estejam com todas as parcelas vencidas, o percentual de desconto poderá ser de até 100% sobre o total de juros e encargos no saldo devedor do contrato.
OUTRAS LINHAS DE CRÉDITO – Independentemente da atual campanha de renegociação de contratos de microcrédito, a Fomento Paraná está sempre aberta à renegociação de dívidas de quaisquer linhas de crédito da instituição ou de repasse de instituições como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) ou Fundo Geral do Turismo (Fungetur).
A Fomento Paraná também é responsável pela gestão e administração dos ativos, créditos e direitos resultantes da liquidação do Banco de Desenvolvimento do Estado do Paraná – BADEP e que passaram a ser de titularidade do Estado do Paraná.
Os créditos do Badep são dívidas antigas, algumas formadas nos anos 1980, que são de dificílima (ou nenhuma) recuperação. De acordo com a Lei Estadual 20.743/2021, que instituiu o Programa de Recuperação dos Ativos e Créditos da liquidação do Badep, a Fomento Paraná ficou responsável pela cobrança administrativa e negociações desses contratos.
Um caso de estelionato foi registrado pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira, dia 05 de março, no bairro Lagoa, em Irati.
De acordo com informações do 1º Pelotão da Polícia Militar, por volta das 19h10 a equipe foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo um possível golpe aplicado contra uma moradora da região.
No local, a vítima relatou que por volta das 16h um homem chegou até sua residência em uma motocicleta afirmando que tinha uma encomenda para entregar. Inicialmente, a mulher estranhou a situação, pois não havia realizado nenhuma compra. No entanto, como o suposto entregador a chamou pelo nome, ela acabou recebendo o pacote.
Dentro da embalagem havia dois produtos de cosméticos. Após a entrega, o homem informou que precisaria tirar uma foto do rosto da moradora para confirmar o recebimento da encomenda.
Algumas horas depois, ao acessar sua conta bancária, a vítima percebeu que diversas transferências haviam sido realizadas. Em seguida, o sistema bancário ficou indisponível e ela não consegue mais acessar o aplicativo, recebendo a mensagem de que a senha havia sido alterada.
Diante da situação, a equipe da Polícia Militar registrou o Boletim de Ocorrência e orientou a vítima a procurar sua agência bancária para obter o extrato das movimentações realizadas. A mulher também foi orientada a complementar o registro do caso na Delegacia da Polícia Civil, levando os documentos necessários e, se possível, imagens do suspeito que estava em sua residência, para auxiliar nas investigações.
A polícia alerta a população para redobrar os cuidados com entregas inesperadas e evitar fornecer imagens ou dados pessoais a desconhecidos.
Uma mulher com mandado de prisão em aberto foi detida pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira, dia 05 de março, no município de Rio Azul.
De acordo com informações da corporação, a ação foi realizada por volta das 23h após a equipe da Agência Local de Inteligência da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM) solicitar apoio da equipe de Rádio Patrulha Auto (RPA) para realizar a abordagem de uma mulher que possivelmente estaria com mandado de prisão.
A abordagem ocorreu na Rua Paulo Burko, nas proximidades do bairro Terra Nova. Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com a suspeita. No entanto, ao realizar a consulta nos sistemas informatizados, os policiais confirmaram a existência de um mandado de prisão expedido em seu desfavor.
Diante da constatação, a mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada inicialmente para a realização de exame de lesão corporal. Na sequência, ela foi conduzida ao Departamento de Polícia Penal (DEPPEN) de Irati, onde ficou à disposição da Justiça.
A Polícia Militar não informou o motivo do mandado de prisão.
FONTE: 8ª CIA da PMPR/ Apoio Repórter Kiko de Oliveira
Acidente ocorreu durante a noite próximo ao Posto Panorâmico; motorista do ônibus ficou preso às ferragens e precisou ser resgatado pelas equipes de socorro.
Uma colisão envolvendo um ônibus e um caminhão foi registrada na noite desta quarta-feira (4) na BR-277, em Guarapuava, na região central do Paraná. O acidente ocorreu por volta das 23h11, no km 344 da rodovia, nas proximidades do Posto Panorâmico.
De acordo com informações do 12º Batalhão de Bombeiro Militar (12º BBM), a ocorrência foi uma colisão traseira entre um ônibus que transportava passageiros que retornavam de tratamento de saúde e um caminhão.
O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. Já o motorista do ônibus ficou preso às ferragens, inicialmente com ferimentos moderados, mas apresentou rebaixamento de consciência durante o atendimento, sendo necessário retirá-lo do veículo por meio de um plano emergencial de resgate.
No total, três pessoas ficaram feridas — uma com ferimentos graves e duas com ferimentos leves. Outras 20 pessoas não se feriram.
Durante o atendimento, muitas das vítimas ilesas se deslocaram até o Posto Panorâmico para se abrigar, enquanto as equipes realizavam o trabalho de resgate, o que dificultou a contagem precisa de todos os envolvidos, tarefa que ficou sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Além disso, sete passageiros que estavam no interior do ônibus foram retirados com o auxílio de uma escada. Duas pessoas portadoras de necessidades especiais também foram retiradas do veículo em maca pelas equipes de resgate.
As vítimas feridas foram encaminhadas para atendimento médico, e as causas do acidente deverão ser apuradas.
Informações: 12º BBM / Imagem: Fabricio Eduardo / Portal do Paraná / Matéria: Repórter Kiko de Oliveira