Na madrugada desta terça-feira (22), a Polícia Militar de Rebouças prendeu um homem por receptação de objeto furtado e apreendeu um veículo com irregularidades durante patrulhamento no bairro Santo Antônio.
A ação teve início por volta da 1h05, após a equipe policial receber informações de que ferramentas furtadas no último dia 19 estariam escondidas na residência de um casal, além da suspeita de que a mulher pudesse estar sendo vítima de ameaças. Ao chegar no local indicado, os policiais encontraram a casa fechada e sem ninguém no interior.
Durante buscas nas proximidades, por volta das 1h15, os policiais avistaram um VW Gol na rua Vitório Cruz, veículo já conhecido por ser utilizado por um suspeito de envolvimento em crimes. Foi realizada a abordagem e o condutor, identificado pela equipe, não portava nenhum item ilícito. No interior do veículo também estava uma mulher, que igualmente não possuía nada de ilegal.
Durante a verificação da documentação, constatou-se que o automóvel apresentava débitos e que o condutor dirigia com a carteira de habilitação vencida. Diante disso, o carro foi apreendido e removido ao pátio do pelotão da PM, sendo lavradas as notificações cabíveis.
Ao ser questionado sobre as ferramentas furtadas, o homem afirmou ter adquirido um alicate de corte de vergalhão por R$ 10,00 de um morador do bairro, já conhecido pela prática de furtos na cidade. Ele informou ainda que havia escondido o objeto debaixo da casa de seu pai.
Com a confirmação, os policiais deram voz de prisão ao indivíduo e se deslocaram até o local indicado, onde encontraram a ferramenta, que foi apreendida.
Sobre a possível situação de ameaça contra a mulher, a própria negou ter sofrido qualquer tipo de agressão ou intimidação e foi liberada no local.
O homem preso por receptação foi encaminhado para a realização de exame de lesão corporal e, em seguida, apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Irati, junto com o objeto recuperado, para os procedimentos legais.
A equipe da Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência na 4ª Ciretran de União da Vitória após um cidadão relatar tentativa de retirada de CNH obtida de forma irregular.
A situação ocorreu no bairro Ouro Verde por volta das 08h30min dessa quarta-feira (20).
A apuração indicou que se tratava de golpe aplicado por estelionatários meio de redes sociais, sem envolvimento do órgão de trânsito.
A vítima foi orientada quanto aos procedimentos legais.
Um novo golpe tem preocupado proprietários de lanchonetes e estabelecimentos de alimentação em Caçador. Criminosos estão se passando por integrantes do Batalhão da Polícia Militar para aplicar fraudes financeiras, utilizando ligações telefônicas como principal meio de contato.
A abordagem começa com a solicitação de lanches e refeições, com a orientação de que a entrega seja feita diretamente na sede da Polícia Militar. A falsa associação com um órgão público confere aparência de legitimidade ao pedido e reduz a desconfiança inicial do comerciante.
No decorrer da negociação, o golpista informa que o pagamento será realizado em dinheiro, mas afirma não ter notas de valor compatível com o total da compra. Com isso, solicita que o comerciante envie, antecipadamente, uma transferência via PIX correspondente ao valor do suposto troco.
Após a realização da transferência, o contato é encerrado. Quando o entregador chega ao local indicado, constata que a unidade policial não realizou nenhum pedido, caracterizando o golpe e resultando em prejuízo financeiro ao estabelecimento.
Diante da repetição das ocorrências, a orientação das autoridades é para que os comerciantes não façam pagamentos antecipados, confirmem pedidos supostamente feitos por órgãos públicos e fiquem atentos a ligações provenientes de números desconhecidos ou de outros estados. A divulgação do alerta entre comerciantes é considerada essencial para evitar novas vítimas.