Policial

Jovem com patinete elétrico fura a preferencial e quase causa acidente em São Mateus do Sul

Publicado

em

Um flagrante registrado por uma câmera de segurança acendeu um alerta importante sobre o uso de patinetes elétricos e scooters por jovens em São Mateus do Sul. Nesta terça-feira (6), uma adolescente que utilizava o equipamento quase foi atropelada ao furar uma preferencial na Rua Casemiro Witkowski esquina com a Tenente Max Wolff Filho.

O vídeo foi divulgado nas redes sociais pela condutora do veículo envolvido, que por pouco não se envolveu em um acidente mais grave. Nas imagens, é possível ver o momento em que a jovem atravessa rapidamente a via, sem observar o fluxo de carros, obrigando a motorista a frear bruscamente.

Após a divulgação do vídeo, a condutora fez um apelo direcionado aos pais e responsáveis: “Muitas pessoas já mandaram mensagem de situação assim parecida! Mas sorte que não aconteceu nada. Acho muito legal essa independência hoje dos adolescentes, mas precisa ter uma noção de trânsito pra sair assim. É muito bom e muito perigoso também… Sorte que sempre ando devagar e consegui frear em cima da moça”, destacou.

Patinetes e scooters: o que diz a legislação?

Com o aumento do uso de equipamentos como patinetes elétricos e scooters, especialmente entre adolescentes, crescem também as preocupações com segurança no trânsito.

Segundo a Resolução nº 996/2023 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito):

  • Patinetes elétricos podem circular em ciclovias, ciclofaixas ou calçadas, desde que não ultrapassem 6 km/h;
  • Em vias públicas, o limite é de 20 km/h;
  • O uso de capacete é recomendado, mas não é obrigatório pela legislação federal — embora leis municipais possam exigir;
  • O condutor deve respeitar as regras de trânsito, incluindo preferenciais e sinalizações, como qualquer outro veículo.

Além disso, o uso por menores de 18 anos não é proibido, mas exige supervisão e orientação dos responsáveis, já que os equipamentos exigem atenção, equilíbrio e responsabilidade no trânsito. A jovem da situação registrada em São Mateus do Sul não apresentava ser maior de idade, segundo a condutora.

https://radiostudiow.com.br/site/wp-content/uploads/2025/08/🚨‼️-Um-flagrante-registrado-por-uma-camera-de-seguranca-acendeu-um-alerta-importante-sobre-o-us.mp4

Clique para comentar

As mais Lidas

Sair da versão mobile