A travessia da Balsa Porto Potinga, no Rio Potinga, importante ligação para comunidades da região de São Mateus do Sul, foi retomada nesta quinta-feira (14) após período de ajustes e adequações exigidas pela Marinha do Brasil.
A inspeção técnica apontou a necessidade de melhorias, como reforço nas boias, substituição das cordas, instalação de suporte para extintor e para âncora. Todas as solicitações foram acatadas pela Prefeitura, que providenciou os reparos e garantiu a conformidade com as normas de segurança.
Além das adequações estruturais, um processo licitatório definiu a nova empresa responsável pela operação da balsa. O contrato — de 12 meses, no valor de R$ 182,4 mil — foi homologado no dia 1º de agosto, com assinatura em 7 de agosto, após análise de documentação e recursos apresentados pelas concorrentes.
Os trabalhadores da nova operadora estão devidamente habilitados, portando Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) expedidas pela Marinha e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a execução segura do serviço.
Como medida adicional de segurança, novas placas de sinalização foram instaladas em pontos estratégicos para orientar usuários e reforçar as normas de utilização da balsa.