Porto União foi palco, na tarde desta quarta-feira (27), da solenidade em comemoração aos 66 anos de ativação da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares e convidados, e marcou a entrega de honrarias a policiais e cidadãos que contribuem significativamente para a segurança pública da região.
Durante a cerimônia, foram entregues a Honraria Sangue do Contestado ao Major PM Paulo Ricardo Galle, subcomandante do 3º Batalhão, e a Claudinei Gastaldon, gerente do Sicoob de Porto União. O Troféu Amigo da 2ª Companhia foi conferido ao prefeito de Porto União, Juliano Hassan, em reconhecimento à colaboração que fortalece o trabalho da Polícia Militar junto à comunidade.
Fotos: Ricardo Silveira
O comandante da 2ª Companhia, Capitão Luiz Fernando Pezzini, destacou a relevância da data.
“Hoje celebramos muito mais do que um aniversário, celebramos 66 anos de história, de luta e de entrega. Cada policial que já passou por essas fileiras contribuiu para construir uma história de coragem e comprometimento. Continuaremos firmes, lado a lado, enfrentando os desafios que virão, sempre guiados pelos valores que nos sustentam, honra e disciplina, lealdade e respeito ao próximo.”
A Coronel Arlene Souza da Silva Viella, comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, também parabenizou a unidade e reforçou a importância da presença humana e do trabalho diário da corporação.
“Porto União, 66 anos com essa unidade, mostra o compromisso da Polícia Militar em construir soluções junto à comunidade, fortalecendo a confiança e o vínculo com os cidadãos. Estar presente, cumprimentando os homenageados, é um momento que jamais poderia ser substituído por um evento online.”
Fotos: Ricardo Silveira
A solenidade ainda contemplou a entrega das Medalhas por Tempo de Serviço (10 e 20 anos), Moeda Comemorativa do 12º Comando Regional e Elogios a policiais que se destacaram em ações de resgate e atendimento à população. Entre os homenageados por salvar uma criança de cinco meses estão:
SGT PM Éder Skibinski Ferreira
SGT PM Thiago Willian Eduardo da Silva
CB PM Mark Eriksson Meminai Reolon
CB PM Fernando Rodrigo Repukna
CB PM César Augusto da Silva Júnior
Outros policiais receberam elogios pelo desempenho exemplar no serviço:
3º SGT PM Clayton Marcos Clever
3º SGT PM Rocheli Mascarello
Cabo PM Marcos Aurélio Ariatti
Cabo PM Madleine Danieli Ghidini Ferreira
As Medalhas por Tempo de Serviço foram entregues aos seguintes profissionais:
10 anos de serviço
3º SGT Rocheli Mascarello
3º SGT Walmir José Soares Júnior
CB PM Jaqueline Aparecida Viero
CB PM Danilo Fernando Bauer
CB PM Chiara Silveira Assunção Matozo
CB PM Fernanda F. Sivick Naconeski
CB PM Ivanildo da Cunha Rodrigues
CB PM Tiago Soares
CB PM Fernando Rodrigo Repukna
CB PM Airton José Vladcovski
CB PM Claudio Luis Brexi Prosperiter
CB PM Nildo Juliano Kruger
CB PM Roney Randig
CB PM Felipe André Fernandes Dias
CB PM Marcos Fernando Iltchechen
20 anos de serviço
3º SGT Marcelo Wonsowski
A celebração reforçou o papel da Polícia Militar na preservação da ordem pública, destacando o comprometimento de seus profissionais e a parceria com cidadãos que fortalecem a segurança em Porto União e na região do Planalto Norte.
Um novo golpe tem preocupado proprietários de lanchonetes e estabelecimentos de alimentação em Caçador. Criminosos estão se passando por integrantes do Batalhão da Polícia Militar para aplicar fraudes financeiras, utilizando ligações telefônicas como principal meio de contato.
A abordagem começa com a solicitação de lanches e refeições, com a orientação de que a entrega seja feita diretamente na sede da Polícia Militar. A falsa associação com um órgão público confere aparência de legitimidade ao pedido e reduz a desconfiança inicial do comerciante.
No decorrer da negociação, o golpista informa que o pagamento será realizado em dinheiro, mas afirma não ter notas de valor compatível com o total da compra. Com isso, solicita que o comerciante envie, antecipadamente, uma transferência via PIX correspondente ao valor do suposto troco.
Após a realização da transferência, o contato é encerrado. Quando o entregador chega ao local indicado, constata que a unidade policial não realizou nenhum pedido, caracterizando o golpe e resultando em prejuízo financeiro ao estabelecimento.
Diante da repetição das ocorrências, a orientação das autoridades é para que os comerciantes não façam pagamentos antecipados, confirmem pedidos supostamente feitos por órgãos públicos e fiquem atentos a ligações provenientes de números desconhecidos ou de outros estados. A divulgação do alerta entre comerciantes é considerada essencial para evitar novas vítimas.
As equipes da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) de São Mateus do Sul, de posse de denúncia anônima informando que dois irmãos estariam realizando o tráfico de drogas.
Os policiais realizaram acompanhamento e vigilância na residência localizada no bairro Vila Amaral por volta das 14 horas dessa terça-feira (20).
Durante a vigilância, foi possível observar um indivíduo deixando a residência, olhando para os lados e aparentando portar algo em seu bolso. Diante da suspeita de que estaria transportando ilícitos, foi realizada a abordagem policial.
No momento da ação, o homem retirou de seu bolso e arremessou ao solo uma sacola plástica contendo substância análoga à maconha, sendo, então, preso em flagrante delito.
Considerando que o indivíduo havia acabado de sair do referido imóvel portando entorpecente, foi realizada abordagem no interior da residência, onde se encontrava seu irmão. Este afirmou que ambos estariam armazenando mais entorpecentes no local.
Realizada a busca no imóvel indicado, foi localizada mais uma porção de substância análoga à maconha, razão pela qual também foi dada voz de prisão em flagrante ao segundo indivíduo. Foram apreendidos outros objetos de interesse da investigação.
Ressalta-se que ambos os irmãos já haviam sido presos anteriormente pelo crime de tráfico de drogas, utilizando o mesmo modus operandi constatado.
Diante dos fatos, os dois autores foram conduzidos até a 3ª SDP para as providências cabíveis.
A equipe da Polícia Militar de General Carneiro foi acionada para verificar uma situação de perturbação do sossego, em razão de som excessivamente alto na garagem de uma residência no bairro São Gabriel por volta das 23 horas dessa terça-feira (20).
Ao chegar ao local, foi possível constatar o volume elevado do som. Em contato com o proprietário da residência, este apresentava visíveis sinais de embriaguez, recusando-se a reduzir o volume do aparelho sonoro e desobedecendo de forma veemente às ordens legais emanadas pela equipe policial.
Diante da resistência e da desobediência, o indivíduo foi contido e conduzido com o uso de algemas até o Pelotão da Polícia Militar de General Carneiro, para a confecção de Termo Circunstanciado pela contravenção penal de desobediência.