Um novo projeto de geração de energia está em andamento no Sul do Paraná.
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Paiol Grande deverá ser construída no Rio Iratim, na divisa dos municípios de Palmas e Bituruna.
O empreendimento, com capacidade instalada de 16 MW, já teve o pedido de Licença Prévia (LP) protocolado.
O projeto prevê investimento de aproximadamente R$ 80 milhões e, quando em operação, terá capacidade para abastecer uma cidade com cerca de 50 mil habitantes.
Segundo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o empreendimento busca conciliar aproveitamento energético, econômico e socioambiental.
A obra deve gerar 180 empregos diretos e indiretos durante a fase de construção e operação.
Pelo fato de o local ficar a apenas 25 quilômetros de Bituruna, está previsto transporte diário para os colaboradores. Aqueles que não residirem na cidade terão acesso a alojamento.
Processo de licenciamento e audiências públicas
O Instituto Água e Terra (IAT) deverá agendar audiências públicas para apresentar o EIA/RIMA à comunidade.
Os documentos também serão disponibilizados às prefeituras envolvidas, ao Ministério Público, a bibliotecas, universidades e ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O projeto da PCH Paiol Grande não é novo. Ele tramita desde 2011, quando já haviam sido feitos estudos ambientais pelo então Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que realizou audiências públicas em ambos os municípios.
O inventário hidrelétrico do Rio Iratim foi aprovado em 2002, mas, até agora, apenas a PCH Foz do Estrela, em Coronel Domingos Soares, saiu do papel. Essa usina está em operação há cinco anos.