Uma operação de fiscalização ambiental realizada na localidade de Marumbi dos Elias, área rural de Rio Azul, confirmou uma grave denúncia de degradação ambiental.
A ação resultou em autuações que somam R$ 862 mil, além da responsabilização criminal do autor pelos danos causados à vegetação nativa.
Durante a vistoria, os policiais militares ambientais constataram a destruição de aproximadamente 105,5 hectares de vegetação nativa, envenenada de forma deliberada, atingindo inclusive áreas de preservação permanente (APP) às margens de um córrego.
Também foi identificado o corte ilegal de 38 árvores de pinheiro araucária, espécie símbolo do estado e ameaçada de extinção.
Outro agravante foi o descumprimento de um embargo ambiental anterior, já aplicado para a mesma área, evidenciando a reincidência nas infrações.
Durante a ação, foram apreendidos 10,4 metros cúbicos de toras de araucária, além de um motosserra e um trator utilizados nas atividades ilícitas.
A fiscalização contou com o apoio da Polícia Científica, Polícia Civil e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), reforçando a integração entre os órgãos na proteção do meio ambiente.