O 27º BPM de União da Vitória, divulgou nesta quinta-feira (30), a informação de uma ação da Polícia Militar onde resultou na apreensão de dezenas de cigarros eletrônicos e na prisão de um comerciante, na região central da cidade de Paulo Frontin. De acordo com a PM, a equipe recebeu uma denúncia anônima no dia 15 de outubro relatando a venda irregular de dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos popularmente como cigarros eletrônicos.
A informação trazia detalhes precisos sobre o local, o responsável e os produtos comercializados. Diante da denúncia, os policiais se deslocaram até o endereço indicado e, no estabelecimento, encontraram o proprietário. Questionado, ele confirmou que havia adquirido uma caixa com 50 unidades dos produtos, que seriam revendidos para amigos. Durante a vistoria, foram localizadas 40 unidades de diferentes marcas, expostas no balcão de atendimento e visíveis ao público.
O comerciante informou que os itens haviam sido comprados de uma distribuidora da cidade de Ponta Grossa e alegou desconhecer que a venda desses produtos é proibida no Brasil.
Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é vetada a comercialização, importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, devido à falta de comprovação científica sobre sua segurança e eficácia.
Diante da ilegalidade, o homem recebeu voz de prisão pelo crime de contrabando. Segundo a polícia, ele colaborou com a ação, não sendo necessário o uso de algemas. Após o registro da ocorrência, o suspeito foi encaminhado à 4ª Subdivisão Policial (SDP) de União da Vitória, onde permanecerá à disposição da Justiça.